Busca avançada
Ano de início
Entree

Capacidade para o trabalho, violência e intenções de abandono entre trabalhadores de enfermagem

Processo: 16/06128-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Maria Inês Monteiro
Beneficiário:Maiara Bordignon
Instituição Sede: Faculdade de Enfermagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem ocupacional   Avaliação da capacidade de trabalho   Violência no trabalho   Saúde do trabalhador   Recursos humanos em saúde   Profissionais de enfermagem   Equipe de enfermagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação da Capacidade de Trabalho | Equipe De Enfermagem | recursos humanos em saúde | Saúde do Trabalhador | violencia no trabalho | Enfermagem do trabalho

Resumo

A violência tem afligido os ambientes de trabalho em saúde no Brasil e no mundo, vitimando sobremaneira os profissionais de enfermagem. No Brasil, os estudos que avaliam a violência no trabalho e suas inter-relações são ainda incipientes, algumas das quais pouco destacadas também na literatura internacional. Por isso, o objetivo geral do estudo é analisar a violência no contexto laboral e suas implicações na capacidade para o trabalho entre trabalhadores de enfermagem. Como objetivos específicos: realizar revisão sistematizada da literatura em torno de tema específico relacionado à violência no trabalho; caracterizar a amostra estudada, segundo perfil e aspectos do trabalho; avaliar a ocorrência de violência no contexto laboral, a capacidade para o trabalho e aspectos em torno das intenções de abandono entre trabalhadores de enfermagem; identificar potenciais associações da violência com a capacidade para o trabalho; e verificar potenciais associações da violência e da capacidade para o trabalho com a intenção do trabalhador deixar a instituição com a qual mantém vínculo formal de trabalho, a unidade e a profissão. Estudo transversal que envolve trabalhadores de enfermagem e para a coleta de dados, faz uso dos instrumentos: questionário sobre dados sociodemográficos, estilo de vida, aspectos de saúde e trabalho; índice de capacidade para o trabalho; escala de intenção de rotatividade; um questionário para avaliação da violência no trabalho; e questões complementares para avaliar as intenções de abandono. Os dados serão submetidos à análise descritiva e inferencial, e poderão indicar a existência de relação entre os fenômenos, além de sustentar medidas capazes de promover a segurança no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORDIGNON, MAIARA; MONTEIRO, MARIA INES. Use of simulation in training on violence in nursing practice. Acta Paulista de Enfermagem, v. 32, n. 3, p. 341-349, . (16/06128-7)
BORDIGNON, MAIARA; MONTEIRO, MARIA INES. Predictors of nursing workers' intention to leave the work unit, health institution and profession. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 27, p. 9-pg., . (16/06128-7)
BORDIGNON, MAIARA; MONTEIRO, MARIA INES. Predictors of nursing workers' intention to leave the work unit, health institution and profession. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, . (16/06128-7)
BORDIGNON, MAIARA; MONTEIRO, INES. Considerations on the effectiveness of educational strategies in outcomes related to workplace violence. ATENCION PRIMARIA, v. 50, n. 7, p. 446-447, . (16/06128-7)
MAIARA BORDIGNON; MARIA INÊS MONTEIRO. Análise da violência no trabalho contra profissionais de enfermagem e possibilidades de prevenção. Rev. Gaúcha Enferm., v. 42, . (16/06128-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORDIGNON, Maiara. Capacidade para o trabalho, violência e intenções de abandono entre trabalhadores de enfermagem. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Enfermagem Campinas, SP.