Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização de ADAM23 em glioblastomas e seu papel no controle da via de Wnt

Processo: 16/06857-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Erico Tosoni Costa
Beneficiário:Elisa Helena Farias Jandrey
Instituição Sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Glioblastoma   Via de sinalização Wnt
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adam23 | Astrocitoma | glioblastoma | invasão | Oncologia

Resumo

Glioblastoma Multiforme (GBM) consiste na mais frequente e letal malignidade intracraniana humana. Devido à alta taxa de recorrência, ao péssimo prognóstico e a ineficiência das terapias existentes, surge a necessidade do melhor entendimento dos mecanismos de controle da invasão em GBM para o desenvolvimento de intervenções que inibam o avanço dessa neoplasia. A família ADAM consiste em um grupo de proteínas de desintegrinas e proteases dependentes de zinco que exercem papéis fundamentais em diversos processos que contribuem para homeostase fisiológica e para diversas patologias, como o câncer. ADAM23 apresenta-se preferencialmente expressa no sistema nervoso central e possui um papel fisiológico crucial na diferenciação neuronal e no desenvolvimento cerebral. Em tecidos neoplásicos tem sido descrito o silenciamento da expressão do gene ADAM23 em uma variada gama de tumores, como: mama, pâncreas, tumores gástricos, de cabeça e pescoço, colorretais, de pulmão e tumores ósseos. Apesar da relevância da expressão de ADAM23 durante o desenvolvimento embriológico e do cérebro normal e de sua inativação durante a progressão de diferentes neoplasias, pouco se conhece sobre os mecanismos moleculares regulados por este gene. Em análises recentes, constatamos que o silenciamento do gene ADAM23 é um evento mais frequente em astrocitomas de grau IV quando comparados com pacientes com astrocitoma difusos de baixo grau ou de grau I, sugerindo que ADAM23 esteja sendo silenciado durante a progressão dos gliomas. Além disso, notamos pela primeira vez que ADAM23 inibe a invasão celular e a presença nuclear de ²-catenina em modelo de neuroesfera de GBM. Conhecendo a importância da via de Wnt para a progressão dos GBMs, somado aos nossos dados sustentando a hipótese de que ADAM23 atue como um controlador da via de Wnt, este projeto surge com o propósito de aprofundar este entendimento e estudar os mecanismos moleculares de controle do fenótipo invasivo decorrente do silenciamento de ADAM23 em GBM, com foco principal sobre a via de Wnt. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANDREY, ELISA HELENA FARIAS; BEZERRA, MARCELLE; INOUE, LILIAN TIEMI; FURNARI, FRANK B.; CAMARGO, ANAMARIA ARANHA; COSTA, ERICO TOSONI. A Key Pathway to Cancer Resilience: The Role of Autophagy in Glioblastomas. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 11, . (16/07463-4, 16/06857-9)