Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposição de ratas Wistar lactantes ao veneno do escorpião Tityus bahiensis: efeitos na composição do leite e nos níveis de neurotransmissores e citocinas maternos e da prole.

Processo: 16/10196-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Ana Leonor Abrahao Nencioni Soares
Beneficiário:Ana Leonor Abrahao Nencioni Soares
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Leticia Coronado Dorce ; Valquiria Abrão Coronado Dorce
Assunto(s):Citocinas  Neurotransmissores  Lactação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | desenvolvimento perinatal | Lactação | neurotransmissores | veneno escorpiônico | Desenvolvimento perinatal

Resumo

O escorpionismo é considerado um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo o Serviço de Agravos de Notificação (SINAN) no portal do Ministério da Saúde, os acidentes com mulheres no período fértil de suas vidas representaram mais de 40% dos casos entre os anos de 2007 a 2012. Desta forma, a possibilidade de uma gestante ou uma lactante serem picada por um escorpião é grande e o estudo das possíveis consequências para o feto ou para o neonato torna-se de extrema importância. Em trabalhos anteriores observamos que, quando o veneno do escorpião Tityus bahiensis é administrado em ratas durante a gestação ou a lactação, ocorrem alterações no desenvolvimento físico, reflexológico e comportamental da prole, tanto na fase perinatal como na idade adulta, assim como alterações nos níveis de algumas citocinas na prole. Por outro lado, ainda não foram estabelecidos os mecanismos pelos quais estes efeitos ocorrem. Desta forma, analisaremos a composição do leite de ratas tratadas com veneno do escorpião Tityus bahiensis durante o aleitamento para verificar se o veneno está presente e se este pode afetar a estrutura das glândulas mamárias comprometendo a qualidade do leite produzido ou se pode chegar diretamente aos filhotes afetando o seu desenvolvimento. Além disso, verificaremos os níveis de alguns neurotransmissores em estruturas cerebrais destas mães e de seus filhotes e de algumas citocinas no leite e no sangue das mães e no sangue e cérebro dos filhotes uma vez que os níveis de neurotransmissores e de citocinas são fundamentais para um bom desenvolvimento do indivíduo em formação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORONADO DORCE, VALQUIRIA ABRAO; TEIXEIRA DA ROCHA, MARISA MARIA; CANDIDO, DENISE MARIA; ABRAHAO NENCIONI, ANA LEONOR; VATTI AUADA, ALINE VIVIAN; BARBARO, KATIA CRISTINA; LEBRUN, IVO. Influence of different processing techniques on the toxicity and biochemical characteristics of Tityus serrulatus scorpion venom. Toxicon, v. 156, p. 41-47, . (16/10196-8)
NETO, EMIDIO BERALDO; MARIANO, DOUGLAS O. C.; FREITAS, LUCAS A.; DORCE, ANA L. C.; MARTINS, ADRIANA N.; PIMENTA, DANIEL C.; PORTARO, FERNANDA C. V.; CAJADO-CARVALHO, DANIELA; DORCE, VALQUIRIA A. C.; NENCIONI, ANA L. A.. Tb II-I, a Fraction Isolated from Tityus bahiensis Scorpion Venom, Alters Cytokines': Level and Induces Seizures When Intrahippocampally Injected in Rats. TOXINS, v. 10, n. 6, . (16/10196-8)