Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de efetividade de gestão de resíduos de construção civil da região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista

Processo: 16/12289-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Básico
Pesquisador responsável:Fabiana Alves Fiore Pinto
Beneficiário:Daniel Augusto Marão Guimarães
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Construção civil   Resíduos sólidos   Tratamento de resíduos sólidos   Vale do Paraíba
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construção Civil | Gestão Ambiental | Indicadores | Resíduos sólidos | Resíduos Sólidos

Resumo

A construção civil é uma importante atividade dos países em desenvolvimento que garante a ampliação da qualidade de vida da população, quer seja pela implantação de obras de infraestrutura ou pela construção de moradias. A atividade também garante emprego e renda, inclusive para as populações com menores índices de alfabetização. No Brasil, a construção civil em seu mercado formal possui grande representatividade no PIB nacional e nos indicadores de empregos. Além disso, é responsável pela ocupação informal em todas as regiões do país. A notória importância da atividade, no entanto, não afiança os significativos impactos ambientais por ela gerados, com grande destaque para o uso de matéria prima e a geração de resíduos sólidos. Grande parte da massa de resíduos de construção civil gerada no Brasil é descartada de modo irregular, ao arrepio do regramento legal vigente desde 2002, mesmo nos municípios onde soluções de gestão desses resíduos foram implantadas. Esta situação também é observada nos municípios da região do Vale do Paraíba Paulista, que enfrentam desafios para o controle dos impactos decorrentes dos resíduos gerados em seus territórios. Assim sendo, esse projeto se propõe a avaliar as potencialidades e fragilidades do sistema de gestão dos resíduos de construção civil vigente. Trata-se de uma pesquisa aplicada cuja proposição e validação dos indicadores quanti-qualitativos fará uso de pesquisa do tipo survey em dois grupos, a saber: os gestores públicos locais e os membros da câmara técnica de resíduos sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Uma vez que grande parte dos municípios da região ainda não elaborou os seus planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos, é mister inferir que os resultados dessa pesquisa poderão ser apropriados pelos gestores locais e contribuirão para a melhoria da qualidade ambiental dos territórios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL GUIMARÃES; FABIANA FIORE. Indicadores de efetividade da gestão dos resíduos da construção civil. Estudo de caso: município de São José dos Campos/SP. Engenharia Sanitária e Ambiental, n. ahead, p. -, . (16/12289-3)
DANIEL GUIMARÃES; FABIANA FIORE. Indicadores de efetividade da gestão dos resíduos da construção civil. Estudo de caso: município de São José dos Campos/SP. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 25, n. 5, p. 753-766, . (16/12289-3)