Busca avançada
Ano de início
Entree

Retextualização na Exposição Oral Acadêmica: foco no Ensino Superior de Química

Processo: 16/20073-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Salete Linhares Queiroz
Beneficiário:Salete Linhares Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Química  Educação em química  Ensino de química  Linguagem científica  Ensino superior 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | Ensino Superior | exposição oral acadêmica | linguagem científica | Química | Educação em Química

Resumo

A comunicação científica, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral, se caracteriza como um dos aspectos de fundamental importância para o sucesso dos estudantes no ensino superior de química. Nessa perspectiva, no presente projeto tomamos como objeto de estudo o processo de retextualização para o gênero exposição oral acadêmica (EO). Temos como objetivo investigar como graduandos em química se apropriam do texto de artigos originais de pesquisa na produção e retextualização para EO, por meio da implementação de sequências didáticas (SD) distintas. Investigaremos ainda a influência das SD, desenvolvidas a partir do trabalho Schneuwly and Dolz (2004), no ensino e aprendizagem do gênero EO. Os pressupostos teóricos que irão nortear a pesquisa são baseados nos trabalhos sobre retextualização de Marcuschi (2010) e Dell'Isola (2007), assim como no trabalho sobre horizontes de compreensão textual (horizontes de leitura), proposto por Marcuschi (2008). O corpus da pesquisa será composto por EO produzidas por graduandos em química matriculados em uma disciplina de comunicação científica, ministrada em Curso de Bacharelado em Química da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA CABRAL; KEILA ANGÉLICA PERON; SALETE LINHARES QUEIROZ. EXPOSIÇÃO ORAL NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. Química Nova, v. 42, n. 2, p. 221-231, . (16/20073-0)