Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das estruturas umbrelares e alimentares ao longo do desenvolvimento de éfiras de Scyphozoa

Processo: 16/24801-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 29 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 27 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:André Carrara Morandini
Beneficiário:Mayara de Almeida Jordano
Supervisor: Hiroshi Miyake
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Kitasato University, Sagamihara, Japão  
Vinculado à bolsa:15/25142-8 - Influência da temperatura sobre padrões ontogenéticos das estruturas alimentares em éfiras de Scyphozoa: implicações funcionais e ecológicas, BP.MS
Assunto(s):Morfologia animal   Crescimento animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cnidaria | crescimento | digitata | Macromedusas | Morfologia | Morfologia de Scyphozoa

Resumo

A diversidade das estruturas de captura de presas de medusas adultas está associada a distintos modos de captura e hábitos alimentares. A compreensão do desenvolvimento dessas estruturas pode esclarecer a mecânica da alimentação e aumentar o conhecimento sobre as consequências tróficas dos recorrentes blooms envolvendo as medusas. O acompanhamento dos indivíduos durante sua diferenciação desde éfira até a medusa adulta, com foco na formação do mecanismo alimentar, pode revelar inúmeras informações funcionais e até evolutivas, ao se comparar diferentes espécies dentro do grupo. O presente trabalho descreverá estágios de desenvolvimento de diferentes espécies de Rhizostomeae com foco nas estruturas dos braços orais. Para isso éfiras de diferentes linhagens serão acompanhadas desde a liberação até atingirem a morfologia adulta. Serão realizadas descrições das alterações morfológicas, com foco nas estruturas alimentares, que caracterizam a transição do plano corporal. Além de observações dos animais vivos, fotos serão tiradas, sob intervalos padronizados, ao longo do desenvolvimento das medusas. Para se aumentar a diversidade de espécies estudadas, pretende-se visitar a Kitasato University School of Marine Biosciences (KUSMB) e o Enoshima Aquarium (EA), instituições onde regularmente se cultivam uma maior diversidade de espécies de Rhizostomeae. A descrição é complementar ao trabalho principal que estuda o padrão desenvolvimento de diferentes espécies de cifomedusas sob diferentes temperaturas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDANO, MAYARA DE A.; MIYAKE, HIROSHI; NAGATA, RENATO M.; MORANDINI, ANDRE C.. Patterns of morphological development in Scyphozoa ephyrae (Cnidaria, Medusozoa). MARINE BIODIVERSITY, v. 52, n. 3, p. 29-pg., . (15/21007-9, 16/24801-0, 15/25142-8)