Busca avançada
Ano de início
Entree

O desenvolvimento como projeto: as concepções de agricultores, extensionistas e gestores no município de Pelotas/RS

Processo: 17/04889-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol
Beneficiário:Maiara Tavares Sodré
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar   Políticas públicas   Geografia agrária   Território   Desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agricultura familiar | desenvolvimento | Politicas Públicas | território | Geografia Agrária

Resumo

A presente proposta de pesquisa objetiva compreender as concepções de desenvolvimento que orientam as demandas de agricultores familiares e norteiam a ação de gestores públicos e extensionistas ligados à operacionalização das políticas públicas para a agricultura familiar no município de Pelotas/RS. Esta pesquisa justifica-se pela possibilidade que descortina de propor uma reflexão detida sobre o conteúdo de um termo amplamente incorporado ao léxico cotidiano, porém, com frequência, de forma pouco precisa. Com essa reflexão oportuniza-se a possibilidade de contribuição para a produção teórico-acadêmica no campo da Geografia, ao propor-se uma necessária ponderação sobre as estratégias de desenvolvimento adotadas pelo Estado para o rural brasileiro. Visando a consecução do objetivo indicado, pretende-se o emprego de uma metodologia com viés prioritariamente qualitativo, a ser operacionalizada através da realização de entrevistas por pautas (GIL, 1987) com quatro grupos de informantes (gestores públicos, extensionistas, agricultores familiares atendidos por políticas públicas e agricultores familiares não beneficiários de políticas públicas). As informações obtidas serão analisadas por meio do emprego das técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 1977), à luz das proposições da Teoria do Desenvolvimento de Peet e Hartwick (2009).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIARA TAVARES SODRÉ; ROSANGELA APARECIDA DE MEDEIROS HESPANHOL. LIMITES DO PÓS-DESENVOLVIMENTO NA CRÍTICA AO DESENVOLVIMENTO. Mercator (Fortaleza), v. 21, . (17/04889-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SODRÉ, Maiara Tavares. A unidade múltipla do desenvolvimento no espaço rural de Pelotas/RS: a ideia, os projetos e os processos. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.