Busca avançada
Ano de início
Entree

Co-benefícios da redução da poluição atmosférica oriunda de transporte de passageiros em São Paulo: avaliação econômica integrada dos impactos em saúde em diferentes cenários de emissão veicular

Processo: 17/06670-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Beneficiário:Patricia Ferrini Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/21728-2 - Uso de modernas técnicas de autópsia na investigação de doenças humanas (MODAU), AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/03955-5 - Desenvolvimento de uma metodologia prática para avaliação dos impactos econômicos de doenças relacionadas à poluição do ar na Cidade de São Paulo, BE.EP.PD
Assunto(s):Políticas públicas   Poluição atmosférica   Gases do efeito estufa   Transporte de passageiros   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:co-benefícios | Economia do Meio-Ambiente | Impactos em Saúde | Politicas Públicas | Poluição atmoférica | Transportes | Co-benefícios de redução de poluição atmosférica

Resumo

Reconhece-se cada vez mais que as estratégias para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) afetarão também numerosos fatores relacionados com a saúde pública. De todos os co-benefícios resultantes da mitigação de GEE, a redução da poluição do ar é de particular interesse, pois está relacionada com o aumento da taxa de mortalidade por causas cardiovasculares e respiratórias. Dentro desta abordagem, os transportes representam uma fonte importante de poluição do ar em áreas urbanas. Em São Paulo, a área de estudo deste projeto, o trânsito é a principal fonte de material particulado. A quantificação econômica decorrente da melhoria da saúde e consequente diminuição dos custos dos tratamentos médicos é fundamental para a formulação de políticas públicas. Baseando-se numa cooperação interdisciplinar nos domínios da poluição atmosférica (exposição às partículas), epidemiologia (impactos em saúde) e economia (determinação dos custos diretos e indiretos), este projeto visa quantificar economicamente os impactos em saúde (morbidade e mortalidade) provocados por diferentes cenários de emissão veicular por transporte de passageiros na cidade de São Paulo, bem como quantificar, nos mesmos cenários, a emissão de GEE. Para tal, adota como poluente de referência o PM2.5 e as principais doenças associadas à exposição a estas partículas. Os diferentes cenários de emissão veicular são obtidos através de modelagem com escala temporal entre 2010 e 2050, adotando-se como parâmetros variáveis as mudanças comportamentais nos condutores e mudanças na participação de mercado de cada tipo de combustível. Espera-se que os resultados sirvam de referência para o planejamento de políticas públicas que visam reduzir a poluição devida ao transporte de passageiros na cidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, P. F.; ALVIM-FERRAZ, M. C. M.; MARTINS, F. G.; SALDIVA, P.; SA, T. H.; SOUSA, S. I. V.. Health economic assessment of a shift to active transport. Environmental Pollution, v. 258, . (17/06670-9)
RODRIGUES CIRQUEIRA, SAMIRYS SARA; RODRIGUES, PATRICIA FERRINI; BRANCO, PEDRO; VORMITTAG, EVANGELINA; NUNES, RAFAEL; BOAS ANASTACIO, ANDRESSA VILAS; VERAS, MARIANA; SOUSA, SOFIA; NASCIMENTO SALDIVA, PAULO HILARIO. Heterogeneous impacts of mobility restrictions on air quality in the State of Sao Paulo during the COVID-19 pandemic. Environmental Pollution, v. 300, p. 11-pg., . (17/06670-9, 18/09011-9, 19/04564-2)