Busca avançada
Ano de início
Entree

Criopreservação: a formação dos cristais de gelo e sua relação com as injúrias causadas as células

Processo: 17/13245-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 31 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Elizabeth Romagosa
Beneficiário:Taís da Silva Lopes
Supervisor: Michael A Menze
Instituição Sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Louisville (UofL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/21215-8 - Criopreservação de ovócitos de surubim-do-Paraíba (Steindachneridion parahybae), BP.PD
Assunto(s):Oócitos   Criobiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservação de células | Criobancos | Criobiologia | Gametas de peixes | oócitos | Criopreservação de gametas

Resumo

Os benefícios que a criopreservação de células animais podem proporcionar são inúmeros e inegáveis. Porém muitas dificuldades ainda existem para estabelecer protocolos eficientes, e no caso de oócitos de peixes, para garantir a viabilidades dos mesmos. Desta forma, faz-se necessários estudos aprofundados da criobiologia das células animais, do processo de formação do gelo, e seus impactos sobre as injúrias causadas aos tecidos criopreservados. Para isso o presente Estágio de Pesquisa do Exterior pretende proporcionar contato com tecnologias de ponta utilizadas em estudos de criobiologia humana, bem como buscar orientação de uma equipe referência na área de criopreservação, para auxiliar nas discussões dos artigos que estão sendo confeccionados, referente a Bolsa de Pós-doutorado em andamento. São as técnicas desenvolvidas no laboratório do PhD Michael A. Menze, cabíveis de serem aplicadas para oócitos de peixes: Estudos sobre a bioenergia mitocondrial; Calorimetria isotérmica; Ensaios de citotoxicidade baseado em microscopia de fluorescência ou proteínas; e microspectroscopia confocal Raman (CRM). Os resultados das atividades desenvolvidas serão apresentados em forma de relatório, e artigos científicos serão concluídos e submetido para publicação e divulgação dos resultados, com ajuda das discussões elaboradas durante o estágio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, TAIS DA SILVA; ROMAGOSA, ELIZABETH. OOCYTES OF THE ENDANGERED GRAY CATFISH (SURUBIM-DOPARAIBA) SUBMITTED TO DIFFERENT CONSERVATION PROTOCOLS. CRYOLETTERS, v. 41, n. 6, p. 323-329, . (17/13245-2, 14/21215-8)
LOPES, TAIS DA SILVA; SANCHES, EDUARDO ANTONIO; CANEPPELE, DANILO; SILVEIRA, MARIANA MOLICA; ROMAGOSA, ELIZABETH. Chilling sensitivity of Steindachneridion parahybae (Siluriformes: Pimelodidae) oocytes in different cryoprotectants. VETERINARY AND ANIMAL SCIENCE, v. 7, p. 5-pg., . (14/21215-8, 17/13245-2)