Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de treinamento por perturbações posturais na capacidade de recuperação do equilíbrio corporal em indivíduos com bloqueio de marcha por doença de Parkinson

Resumo

O risco de desequilíbrio corporal crítico e subsequente queda é relativamente elevado em estágios avançados da doença de Parkinson, em particular quando se instaura o bloqueio de marcha. Este projeto tem como objetivo avaliar o efeito de treinamento de recuperação de equilíbrio corporal pós-perturbação não-antecipada em indivíduos com bloqueio de marcha decorrente da doença de Parkinson. As perturbações posturais serão geradas por meio de translações e rotações controladas da base de suporte, através de plataforma móvel eletrônica. O grupo experimental receberá treinamento com perturbações progressivas sobre a plataforma móvel. As perturbações posturais consistirão em translações ou rotações não-antecipadas da base de suporte, as quais ocorrerão nos eixos anteroposterior e mediolateral, em ambos os sentidos e em diferentes velocidades. O grupo controle realizará atividades de resistência muscular localizada, com mínima exigência de equilíbrio corporal. O treinamento para ambos os grupos será desenvolvido em 8 sessões, realizadas durante 4 semanas consecutivas. As avaliações serão feitas em três momentos: imediatamente antes da prática, 48 h e 30 dias após o encerramento da última sessão de prática. A avaliação primária será feita em função da recuperação do equilíbrio corporal pós-perturbação sobre a plataforma móvel, incluindo testes com tarefa dual (cognitiva) e transferência para perturbações mais desafiadoras do equilíbrio (maior velocidade de deslocamento da plataforma). Serão analisadas variáveis cinemáticas, incluindo deslocamento do centro de massa e variação de verticalidade corporal, assim como escores de análise qualitativa das respostas posturais. As avaliações secundárias serão feitas por meio da escala MiniBestTest, giros sobre o eixo corporal e análise por questionário/inventário dos efeitos do treinamento sobre quedas/quase-quedas, bloqueio de marcha e medo de quedas em atividades cotidianas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BETELLI, MARINA T.; DE OLIVEIRA, JULIA A.; COELHO, DANIEL B.; TEIXEIRA, LUIS A.. Judokas Show Increased Resilience to Unpredictable Stance Perturbations. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. 129, n. 3, p. 15-pg., . (17/16463-0)
DE SOUZA, CAROLINE RIBEIRO; DE OLIVEIRA, JULIA AVILA; TAKAZONO, PATRICIA SAYURI; REZENDE, LUCAS DA SILVA; SILVA-BATISTA, CARLA; COELHO, DANIEL BOARI; TEIXEIRA, LUIS AUGUSTO. Perturbation-based balance training leads to improved reactive postural responses in individuals with Parkinson's disease and freezing of gait. European Journal of Neuroscience, v. 57, n. 12, p. 13-pg., . (17/16463-0)