Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial do ultrassom de baixa frequência para a terapia sonodinâmica de tumores cutâneos

Processo: 17/17442-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Renata Fonseca Vianna Lopez
Beneficiário:Yugo Araújo Martins
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/22451-7 - Sistemas de liberação sustentada e direcionada de fármacos para o tecido epitelial, AP.TEM
Assunto(s):Liberação controlada de fármacos   Melanoma   Neoplasias cutâneas   Terapia por ultrassom
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clorina | melanoma | Sistema de liberação micelar | Terapia sonodinâminca | tumor cutâneo | Ultrassom de baixa frequência | Sistema de liberação de fármacos

Resumo

A terapia sonodinâmica (TSD) é uma modalidade terapêutica que vem sendo estudada para tratamento não invasivo de tumores cutâneos agressivos como o melanoma. Ela envolve a aplicação de ultrassom sobre o tumor para a ativação de um agente sonossensibilizante previamente administrado. Acredita-se que a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) responsáveis pela morte das células tumorais na TSD esteja relacionada ao fenômeno da cavitação acústica a qual, por sua vez, está relacionada a frequência do ultrassom. São poucos os estudos que avaliaram o efeito do ultrassom de baixa frequência (LFU) na TSD. O LFU é, no entanto, muito estudado como promotor físico de penetração cutânea. Assim, o LFU pode ser aliado à TDS para facilitar a penetração cutânea de agentes sonossensiblizantes e ainda ativá-los. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a influência do LFU na TSD do melanoma associada ou não a um agente sonossensibilizante já bem estabelecido na literatura, a clorina-e6 (Ce6), administrada topicamente na presença e na ausência de um sistema de liberação micelar. Para isso, serão realizados estudos de citotoxicidade e de produção de ROS in vitro em células de melanoma murino em diversas condições de aplicação do LFU, da Ce6 e do sistema de liberação micelar. Estudos in vitro de penetração cutânea da Ce6 serão realizados para verificar a influência do sistema de liberação e do LFU na sua penetração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, YUGO A.; FONSECA, V, MARIA J.; PAVAN, THEO Z.; LOPEZ, V, RENATA F.. Bifunctional Therapeutic Application of Low-Frequency Ultrasound Associated with Zinc Phthalocyanine-Loaded Micelles. INTERNATIONAL JOURNAL OF NANOMEDICINE, v. 15, p. 8075-8095, . (14/22451-7, 17/17442-7, 14/50928-2)
MARTINS, YUGO ARAUJO; PAVAN, THEO ZEFERINO; LOPEZ, RENATA FONSECA VIANNA. Sonodynamic therapy: Ultrasound parameters and in vitro experimental configurations. International Journal of Pharmaceutics, v. 610, . (17/17442-7, 14/22451-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Yugo Araújo. Influência do ultrassom de baixa frequência na penetração cutânea de formulações de zinco ftalocianina e seu potencial para a terapia sonodinâmica de tumores cutâneos. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.