Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento de cargas no treinamento do método Pilates: um ensaio clínico randomizado

Processo: 17/17591-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Franciele Marques Vanderlei
Beneficiário:Franciele Marques Vanderlei
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carlos Marcelo Pastre ; Jayme Netto Junior
Assunto(s):Monitorização fisiológica  Sistema nervoso autônomo  Exercício  Frequência cardíaca  Pilates 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Exercício | Frequência Cardíaca | método Pilates | Monitorização Fisiológica | Sistema nervoso autonomo | Desportiva

Resumo

Introdução: cada vez mais tem havido campanhas de conscientização da necessidade da prática de alguma atividade física com vários objetivos, principalmente como caráter preventivo. Nessa perspectiva, percebe-se a utilização do método Pilates como um instrumento de exercício terapêutico para a proteção e promoção à saúde. No entanto apesar de ser popularmente realizado ainda não existem evidências científicas sobre a padronização do uso do método e a sua progressão para uma adequada prescrição do treinamento físico. Objetivo: monitorar a progressão de cargas de um treinamento de 12 semanas entre os níveis básico, intermediário e avançado do método Pilates por meio da frequência cardíaca (FC), da percepção subjetiva de esforço (PSE) e da variabilidade da frequência cardíaca (VFC), além de analisar o efeito do método sobre parâmetros cardiorrespiratórios e autonômicos. Métodos: 32 homens saudáveis com idade entre 18 a 36 anos serão divididos em dois grupos: grupo pilates (n = 16) e grupo controle ( n = 16). O grupo pilates receberá o treinamento do método Pilates durante 12 semanas enquanto que o grupo controle não receberá nenhum tipo de intervenção. Após a avaliação inicial e a familiarização com o método, iniciará o período do treinamento totalizando 36 sessões durante três meses com duração de aproximadamente 1 hora cada aula. Durante os três meses, os participantes deverão passar pelos três níveis de treinamento sendo eles: Básico, Intermediário e Avançado. Durante cada sessão, inicialmente serão coletados: questionário psicológico, escala visual analógica de dor (EVA), além dos parâmetros cardiorrespiratórios (pressão arterial sistólica e diastólica, FC, frequência respiratória e saturação parcial de oxigênio). Durante todo o período da sessão um cardiofrequêncímetro ficará posicionado no tórax do participante para captação da FC que ocorrerá de cinco em cinco minutos juntamente com a PSE ilustrada no modelo proposto por Borg. Ao final de cada sessão novamente serão coletados os parâmetros cardiorrespiratórios. Além disso, os parâmetros cardiorrespiratórios e a VFC serão analisados nos momentos basal e após os três meses de treinamento. Para análise da VFC, métodos lineares no domínio do tempo e frequência serão verificados. Para a análise estatística dos parâmetros cardiorrespiratórios e autonômicos nos momentos pré e pós treinamento será utilizado teste t pareado para dados normais ou teste de Wilcoxon para dados não normais. Para a análise da carga de treinamento será utilizado a correlação de Pearson ou Sperman de acordo com a normalidade. A definição dos pontos de corte para os índices da VFC e PSE será obtida pela curva ROC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA CAVINA, ALLYSIE PRISCILLA; PIZZO JUNIOR, EDUARDO; MACHADO, ARYANE FLAUZINO; BIRAL, TAISE MENDES; LEMOS, LEONARDO KESROUANI; DUTRA RODRIGUES, CAIO RUSSO; PASTRE, CARLOS MARCELO; VANDERLEI, FRANCIELE MARQUES. Effects of the Mat Pilates Method on Body Composition: Systematic Review With Meta-Analysis. JOURNAL OF PHYSICAL ACTIVITY & HEALTH, v. 17, n. 6, p. 673-681, . (17/17591-2)