Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualidade, corpo e sexualidade: estudo sobre a representação da figura feminina na obra de Pablo Picasso

Processo: 17/20620-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sônia Salzstein Goldberg
Beneficiário:Janaina Nagata Otoch
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | Figura Feminina | Pablo Picasso | Sexualidade | visualidade | Crítica de artes

Resumo

Este projeto visa analisar as figurações do corpo feminino na obra de Pablo Picasso, priorizando três momentos significativos em seu trabalho. Deverá se dedicar, primeiramente, ao período de formação do artista, entre 1898 e 1907. A produção destes anos culmina na célebre Les Demoiselles D'Avignon, obra que merecerá análise detida na pesquisa. Além deste segmento, o estudo examinará as figurações entre o grotesco e o angelical do corpo feminino em sua produção do final da década de 1920 e do início dos anos 1930 e, por último, a série de gravuras e desenhos eróticos produzida pouco antes da morte do artista, nos anos de 1968 a 1972. Estes conjuntos serão tomados como ponto de partida para a análise de processos de deformação, desagregação e condensação formal, de desmembramento e obliteração que ocorrem na obra de Picasso quando esta, em geral, lida com a representação da figura feminina. Deve-se considerar o uso do termo "figurações do corpo feminino" de modo razoavelmente aberto, sendo o foco de interesse da pesquisa às vezes a representação do corpo feminino propriamente dito, às vezes a figura da mulher em seus papeis psicológico, social e cultural. Ao considerar a obra de Picasso como lugar paradigmático onde se decantam questões relevantes sobre a percepção do corpo na arte moderna, sendo o corpo feminino a instância limite desse lugar, o projeto visa discutir problemáticas que, não obstante os recentes esforços de renovação do campo disciplinar da história da arte, permanecem na ordem do dia. Dessa forma, este projeto almeja colaborar com a discussão das representações do feminino na arte moderna, bem como contribuir com subsídios para a crítica da obra de Picasso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OTOCH, Janaina Nagata. Visualidade e sexualidade em Las Meninas, de Picasso, e na obra madura do artista (1957-1972). 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.