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Career choice and affirmative action

Processo: 17/50134-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Acordo de Cooperação: Consórcio de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Pesquisador Responsável no exterior: Louis-Philippe Morin
Instituição Parceira no exterior: University of Ottawa (uOttawa), Canadá
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21640-3 - Uma análise do impacto do Programa de Ação afirmativa da Universidade de São Paulo, AP.R
Assunto(s):Estudantes universitários  Escolha da profissão  Ação afirmativa  Análise socioeconômica  Mobilidade social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economia

Resumo

A escolha do curso universitário é uma decisão importante para estudantes do ensino superior, já que afeta a renda futura e a escolha ocupacional. Há evidência de que indivíduos de meios socioeconômicos menos favorecidos tendem a escolher cursos menos prestigiosos e associados a ocupações menos lucrativas. Este projeto investiga o impacto de uma política de ação afirmativa implementada no Brasil por uma universidade seletiva e intensiva em pesquisa, UNICAMP, na escolha de curso dos candidatos ao vestibular. Os resultados do projeto indicarão se esse tipo de política pode mitigar o impacto de fatores socioeconômicos na escolha de curso e de ocupação e levar a um maior nível de mobilidade social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS ASSUNÇÃO; FERNANDA ESTEVAN. Do voters reward politicians for education expenditures?. Rev. Bras. Econ., v. 76, n. 1, p. 10-29, . (15/16095-6, 15/21640-3, 14/20307-6, 19/25033-5, 17/50134-4)