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Os eleitores votam por educação? Evidência das eleições municipais brasileiras

Processo: 14/20307-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Matheus de Mello de Assunção
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/16095-6 - Os eleitores votam por educação? Evidência das eleições municipais brasileiras, BE.EP.MS
Assunto(s):Votação   Eleitorado   Educação escolar básica   Eleições (processo político)   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Transferências fiscais | Votação | Economia Política da Educação

Resumo

A Educação básica é largamente citada na literatura em economia como fator essencial para o desenvolvimento de um país. Além disso, pelas externalidades que gera, é tida como serviço cuja oferta social ótima exige financiamento ou provisão pública. No Brasil, assim como em outros países, é constitucionalmente estabelecida como de responsabilidade de estados e municípios. A demanda dos eleitores por educação, entretanto, é pouco conhecida. Este trabalho procura preencher essa lacuna estimando o impacto de uma variação nos gastos municipais com educação básica nas chances de reeleição de um prefeito. Para isso, usa como variação exógena a implantação das transferências federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em 1998 e 2007, respectivamente. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS ASSUNÇÃO; FERNANDA ESTEVAN. Do voters reward politicians for education expenditures?. Rev. Bras. Econ., v. 76, n. 1, p. 10-29, . (15/16095-6, 15/21640-3, 14/20307-6, 19/25033-5, 17/50134-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASSUNÇÃO, Matheus de Mello de. As pessoas votam em educação? evidência das eleições municipais brasileiras. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.