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As pessoas votam em educação? evidência das eleições municipais brasileiras

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Autor(es):
Matheus de Mello de Assunção
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan; Mauricio Soares Bugarin; Raphael Bottura Corbi; Enlinson Henrique Carvalho de Mattos
Orientador: Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Resumo

A educação básica é largamente citada na literatura em economia como fator essencial para o desenvolvimento de um país. Além disso, pelas externalidades que gera, ela é tida como serviço cuja oferta social ótima exige financiamento ou provisão pública. No Brasil, assim como em outros países, a educação básica é constitucionalmente estabelecida como de responsabilidade de estados e municípios. A demanda dos eleitores por educação, entretanto, é pouco conhecida. Este trabalho procura preencher essa lacuna estimando o impacto de uma variação nos gastos municipais com educação básica nas chances de reeleição de um prefeito. Para isso, nós usamos como variação as transferências federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Além disso, avalia possíveis canais pelos quais os gastos podem trazer retorno político tais como nível de formação de professores e infraestrutura das escolas (AU)

Processo FAPESP: 14/20307-6 - Os eleitores votam por educação? Evidência das eleições municipais brasileiras
Beneficiário:Matheus de Mello de Assunção
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado