Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade de dois intervalos de retorno clinico na incidência de cárie em pré-escolares que apresentaram alto risco de cárie

Processo: 18/08066-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 02 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 01 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marcelo Jose Strazzeri Bönecker
Beneficiário:Thais Cordeschi
Supervisor: Kim Rud Ekstrand
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Copenhagen, Copenhagen, Dinamarca  
Vinculado à bolsa:16/13972-9 - Impacto de dois intervalos de retornos associados à orientações de saúde bucal na incidência de cárie, ansiedade e qualidade de vida de pré-escolares com alto risco de cárie: ensaio clínico randomizado, BP.DR
Assunto(s):Cárie dentária   Prevenção da cárie   Crianças   Pré-escolar   Ensaio clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:children | dental Caries | Prevention | Odontopediatria

Resumo

Objetivos: Avaliar a incidência de cárie em pré-escolares com alto risco de cárie em um ensaio clínico randomizado com dois intervalos de retorno diferentes e realizar um estudo retrospectivo para investigar os fatores de risco que mais contribuíram para o desenvolvimento de novas lesões de cárie nessa população. Métodos: A amostra foi composta por 224 crianças com alto risco de cárie de 3 a 5 anos, matriculadas em escolas municipais de educação infantil da cidade de São Paulo, que aceitaram participar do estudo. No baseline, as crianças foram submetidas ao exame clínico odontológico e as lesões de cárie foram diagnosticadas pelo escore do ICDAS e seus critérios de atividade. Todas as lesões cavitadas foram tratadas. Além disso, todas as crianças e seus pais receberam orientação sobre higiene bucal e dieta. Em seguida, as crianças foram randomizadas em dois grupos: Grupo 1 (G4) - exame clínico bucal e intervalos de retorno a cada 4 meses e Grupo 2 (G8) - exame clínico oral e intervalos de retorno a cada 8 meses. Em todos os intervalos de retorno, as crianças foram submetidas ao exame clínico odontológico e as novas lesões de cárie foram diagnosticadas com o escore da ICDAS e as orientações de higiene bucal e nutricional foram reforçadas. Todas essas crianças foram acompanhadas por um período de 30 meses. Todas as análises serão realizadas sob a supervisão do Prof. Dr. Kim Ekstrand na Universidade de Copenhagen por intenção de tratar (ITT) e considerando a análise de sensibilidade para avaliar as diferenças entre as análises ITT e as análises por protocolo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EKSTRAND, KIM R.; CORDESCHI, THAIS; ABREU-PLACERES, NINOSKA. ICCMS (TM) root caries lesions stages and their underlying depth towards the pulp: an in vitro study with histologic evaluation. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, . (18/08066-4)