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Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina

Processo: 18/15642-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dario Cecilio Fernandes
Beneficiário:Dario Cecilio Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Daniel Peter Cervone ; John Edward Sandars ; Marco Antonio de Carvalho Filho ; Rene Tio ; Thiago Martins Santos ; Walter Scott
Auxílio(s) vinculado(s):20/04909-7 - Utilizando a simulação para a implementação do protocolo de atendimento ao paciente suspeito do COVID-19, AP.R
Bolsa(s) vinculada(s):23/08398-5 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, BP.TT
23/10189-5 - Comparação da carga cognitiva em questões de múltipla escolha e questões com respostas muito curtas: um estudo com rastreamento ocular., BP.MS
23/05552-3 - Diferença entre carga cognitiva do teste computadorizado adaptativo e a carga cognitiva do teste tradicional, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 23/02862-1 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, BP.TT
20/14084-5 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, BP.TT
20/01671-0 - Diferença entre efeito do espaçamento e testagem: um estudo de rastreamento ocular, BP.IC
19/12563-6 - Estudo do impacto de estratégias de avaliação na aprendizagem dos alunos de medicina, BP.JP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aprendizagem  Educação médica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Avaliação de Competências | Avaliação de conhecimentos | Avaliação de habilidades médicas | Educação Médica | Educação Médica

Resumo

A avaliação na medicina vem se tornando cada vez mais complexa, principalmente com a implementação do ensino baseado em competências ao redor do mundo e no Brasil, especialmente, após a mudança nas Diretrizes Nacionais curriculares, com a inclusão do ensino de competências. O aumento da complexidade da avaliação ocorre em paralelo ao reconhecimento da necessidade de se aferir não só o conhecimento teórico do estudante adquirido durante o curso, mas também suas competências, habilidades e comportamento profissional. Para responder a esta demanda, nos últimos anos, as pesquisas em avaliação médica vêm focando na criação de novos métodos de avaliação, assim como na sua aplicabilidade. Esses novos métodos levam em consideração o impacto da avaliação na aprendizagem do aluno, sendo que a título exemplificativo pode-se citar a inclusão do feedback como parte do processo de avaliação. Ademais, os métodos acima citados visam, ainda, possibilitar a formação de médicos competentes que além de cuidarem de seus pacientes, serão capazes de contribuir para o funcionamento do sistema de saúde em que estão insertos. De forma mais direta, a avaliação impacta o comportamento do aluno enquanto discente, norteando-o sobre o que, como, quando e com que frequência estudará. Portanto, constata-se que a avaliação tem papel primordial na aprendizagem dos alunos. Para investigar como a avaliação influência a aprendizagem dos alunos de medicina, serão propostos 3 subprojetos. O primeiro subprojeto visa otimizar a avaliação de conhecimentos por meio da investigação dos processos cognitivos. O segundo subprojeto visa investigar o efeito do espaçamento e da testagem, assim como a combinação de ambos os efeitos, na aprendizagem dos alunos. O terceiro subprojeto, investigará as propriedades psicométricas de uma avaliação 360 graus na disciplina de Emergência Médica. Com esses subprojetos espera-se uma melhor compreensão do impacto da avaliação na aprendizagem do aluno de medicina. (AU)

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Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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HAMAMOTO FILHO, PEDRO TADAO; BICUDO, ANGELICA MARIA; CECILIO-FERNANDES, DARIO. Preserving Cornerstones of Student's Assessment in Medical Education During COVID-19. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 12, p. 3-pg., . (18/15642-1)
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BASTOS, RODRIGO ALMEIDA; CARVALHO, DANIELLE RACHEL DOS SANTOS; BRANDAO, CAROLINA FELIPE SOARES; BERGAMASCO, ELLEN CRISTINA; SANDARS, JOHN; CECILIO-FERNANDES, DARIO. olutions, enablers and barriers to online learning in clinical medical education during the first year of the Covid19 pandemic: A rapid revie. MEDICAL TEACHER, v. 44, n. 2, . (20/04909-7, 20/14084-5, 20/07132-3, 18/15642-1)