Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepções, atitudes e práticas de homens que fazem sexo com homens em relação à doação de sangue

Processo: 18/19146-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Edson Zangiacomi Martinez
Beneficiário:Edson Zangiacomi Martinez
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Brian Custer
Bolsa(s) vinculada(s):19/12112-4 - Percepções, atitudes e práticas de homens que fazem sexo com homens em relação à doação de sangue, BP.TT
Assunto(s):Medicina transfusional  HIV  Saúde pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Buscadores de teste | Doação de sangue | Hiv | Homens que fazem sexo com homens | Medicina Transfusional | Saúde Coletiva | Epidemiologia

Resumo

A temática da inaptidão para a doação de sangue de grupos específicos da população está na agenda atual de discussão na maioria dos países. As normativas brasileiras atualmente em vigor em relação à doação de sangue por homens que fazem sexo com homens (HSH) foram adotadas a partir de 2004 e consideram que os HSH sejam classificados como inaptos temporariamente por um período de 12 meses após a última relação sexual considerada de risco. Apesar das evidências científicas de que a prática sexual entre HSH esteja associada a um risco acrescido de infecção por agentes sexualmente transmissíveis, a exclusão temporária dos HSH para a doação de sangue tem gerado bastante discussão, principalmente devido às pressões sociais de grupos de promoção e defesa da cidadania e direitos humanos, os quais alegam conduta preconceituosa e discriminatória. Até onde sabemos, nenhum estudo brasileiro foi realizado investigando a população de HSH fora dos bancos de sangue, ressaltando a total falta de evidências sobre o perfil epidemiológico, percepções, atitudes e práticas dos HSH no contexto da doação de sangue para embasar as discussões atuais. Objetivos: Avaliar as percepções, atitudes e práticas em relação a doação de sangue e normativas atualmente vigentes na regulamentação dos serviços de sangue entre HSH usuários de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Ribeirão Preto - SP, e HSH membros de comunidades LGBTQ. Métodos: Serão realizados dois estudos, sendo o primeiro um estudo transversal a ser conduzidos nos CTAs de Ribeirão Preto, no qual serão entrevistados todos os usuários dos CTAs, mesmo os que não são HSH, para que sejam comparadas as percepções, atitudes e práticas em relação a doação de sangue e normativas vigentes entre HSH e não HSH. Já o estudo 2, será realizado com HSHs membros de comunidades LGBTQ (web survey). A coleta de dados do estudo 1 será realizada em dois CTAs, responsáveis por mais de 60% dos atendimentos do município. Já a coleta de dados do web survey será realizada em três grandes comunidades LGBTQ do Facebook. Ambas as coletas serão realizadas por meio de um questionário eletrônico de autopreenchimento, a ser disponibilizado em um tablet (estudo1) ou através de link online (estudo 2), utilizando-se a ferramenta de captura eletrônica de dados REDCap. Os dados serão analisados por meio de modelos de regressão logística para o estudo da associação entre as variáveis (dependentes) (a) prática de doação (doador/não doador), (b) busca de testes em bancos de sangue (sim/não), e as variáveis independentes: faixa etária, estado civil, religiosidade, padrão de consumo de álcool e drogas, classe social, etc. As variáveis relativas às percepções e atitudes serão associadas à condição HSH/não HSH e outras variáveis por modelos de regressão logística ou modelos de regressão politômica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI; MORIGI, THAIS ZANIN; GALDINO, GUILHERME; MCFARLAND, WILLI; ZUCOLOTO, MIRIANE LUCINDO. Sex-seeking mobile application use and risk behavior among men who have sex with men in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF STD & AIDS, v. 31, n. 12, . (19/00556-5, 18/19146-9)
ZUCOLOTO, MIRIANE; GALDINO, GUILHERME; MCFARLAND, WILLI; MARTINEZ, EDSON. Influence of risk perception on attitudes toward blood donation among Brazilian men who have sex with men who donated blood. Transfusion, v. N/A, p. 8-pg., . (20/02187-4, 19/00556-5, 18/19146-9)
MARTINEZ, EDSON ZANGIACOMI; GALDINO, GUILHERME; ZUCOLOTO, MIRIANE LUCINDO. Perceptions and practices of the Brazilian LGBT plus population toward blood donation. TRANSFUSION AND APHERESIS SCIENCE, v. 62, n. 2, p. 8-pg., . (19/00556-5, 18/19146-9, 20/02187-4)
MIRIANE LUCINDO ZUCOLOTO; GUILHERME GALDINO; EDSON ZANGIACOMI MARTINEZ. Conhecimento e percepções sobre a existência dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e fatores associados em pessoas LGBT+ brasileiras. Ciênc. saúde coletiva, v. 28, n. 11, p. 3395-3404, . (19/00556-5, 18/19146-9, 20/02187-4)