Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos interdisciplinares em cactos epífitos da Mata Atlântica: morfologia floral e perfil químico

Processo: 18/19634-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Odair José Garcia de Almeida
Beneficiário:Odair José Garcia de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Jorge Hugo Cota Sanchez ; Wagner Vilegas
Bolsa(s) vinculada(s):21/04679-4 - Morfologia Floral de Cactos Epífitos da Mata Atlântica, BP.TT
19/22696-3 - Morfologia floral e perfil químico de espécies de Rhipsalideae, BP.TT
Assunto(s):Cactaceae  Anatomia vegetal  Química de produtos naturais  Metabólitos secundários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cactaceae | metabólitos secundários | Morfologia floral | Química de Produtos Naturais | Tribo Rhipsalideae | Anatomia vegetal

Resumo

O Brasil é um dos países que tem a maior biodiversidade no mundo, representando cerca de 20-22% de todas as espécies de plantas conhecidas. Apesar da biodiversidade brasileira abundante, seu conhecimento ainda é muito limitado. Nesse contexto, é fundamental a interação entre os grupos de pesquisas para avançar em direção a novos conhecimentos, proceder ao uso sustentável da biodiversidade e, também, de fornecer uma base para o desenvolvimento de novos produtos. A Mata Atlântica representa uma das mais importantes áreas para a conservação da biodiversidade no mundo. Cactaceae têm cerca de 1.430 espécies e 120 gêneros, e está dividida em cinco subfamílias Pereskioideae, Maihuenioideae, Leuenbergioideae, Opuntioideae e Cactoideae. Apesar da grande maioria das cactáceas ser adaptada a ambientes xerófitos terrestres, mais ou menos 10% de sua diversidade (cerca de 150 espécies) incluem linhagens epífitas e semi-epífitas que habitam o dossel das árvores em florestas neotropicais que pertencem, em sua grande maioria, às tribos Hylocereeae e Rhipsalideae. A complexidade e ampla diversidade de formas e hábitos presente em Cactaceae têm complicado o estabelecimento de um consenso em sua classificação. Na qual existem, ainda, lacunas no conhecimento, tanto sobre o perfil estrutural da flor, como do perfil químico desse grupo de plantas. Assim. O objetivo dessa proposta é investigar morfo-anatomicamente os órgãos florais e realizar estudos químicos em espécies de cactos epífitos da Mata Atlântica para tentar elucidar as seguintes perguntas: 1) As estruturas morfo-anatômicas do perianto, androceu e/ou gineceu são características particulares em nível genérico para as cactáceas epífitas? 2) A funcionalidade dos verticilos florais, em relação à biologia reprodutiva das espécies, apresenta padrões de importância taxonômica para os grupos estudados? 3) O perfil químico das espécies estudas refletem sua identidade taxonômica ou podem estar mais associados à padrões ambientais? Em adição, também pretendemos contribuir para o desenvolvimento de metodologias para análise quali- e quantitativa dos extratos vegetais; e para formação de recursos humanos, alunos de graduação e pós-graduação, através de projetos que envolvam o conhecimento do perfil estrutural da flora, bem como do perfil químico desse grupo de plantas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RECH, ANDRE RODRIGO; ACHKAR, MARINA TEIXEIRA; JORGE, LEONARDO RE; ARMBRUSTER, W. SCOTT; ALMEIDA, ODAIR J. G.. The functional roles of 3D heterostyly and floral visitors in the reproductive biology of Turnera subulata (Turneroideae: Passifloraceae). FLORA, v. 264, . (18/19634-3, 15/26134-9)
COTA-SANCHEZ, J. HUGO; FALCONER, DENVER J.; DE ALMEIDA, ODAIR J. G.; STOBBS, JARVIS A.; VERA-VELEZ, ROY; RICE, RYAN S.; BELLIVEAU, NICHOLAS A.. Synchrotron micro-computed tomography unveils the three-dimensional structure and origin of staminodes in the Plains Prickly Pear Cactus Opuntia polyacantha Haw. (Cactaceae). PROTOPLASMA, v. 260, n. 5, p. 10-pg., . (18/19634-3)