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Autorregulação para a compreensão de leitura no ensino fundamental II: avaliação e intervenção

Processo: 18/19897-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Adriana Satico Ferraz
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Construção do teste   Educação escolar básica   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autorregulação para aprendizagem | compreensão leitora | construção do teste | Ensino Básico | Intervenção escolar | propriedades psicométricas | Construção e validação de instrumentos

Resumo

A autorregulação para a aprendizagem (ARA) é um construto psicológico multidimensional ligado aos motivos que levam o aluno a aderir e a se esforçar na realização das tarefas escolares, o que engloba, além da motivação, o(s) método(s) utilizado(s), as ações, o tempo, o ambiente físico e social. Estas dimensões, quando bem desenvolvidas, favorecem a compreensão de leitura - habilidade linguística que pode ser considerada como uma medida indireta de rendimento escolar. Dada a relevância das dimensões da ARA e a compreensão de leitura para o processo de ensino e aprendizagem, o primeiro objetivo do presente projeto será investigar o seu funcionamento em alunos do Ensino Fundamental II por meio da construção da Bateria Multidimensional da Autorregulação para a Leitura (BaMa-Leitura). A construção da bateria (estudo 1) englobará a construção dos itens, análise de juízes especialistas e estudo piloto. O estudo 2 centralizar-se-á na investigação da evidência de validade de consistência interna. O estudo 3 se pautará na conferência de evidências de validade de critério - serão analisadas as possíveis diferenças na BaMA-Leitura quanto ao sexo, ano escolar, histórico de repetência, rendimento escolar e a compreensão de leitura (teste de Cloze). No estudo 3, investigar-se-á a evidência de validade baseada em medidas que avaliam construtos relacionados, por meio das correlações existentes entre a BaMA-Leitura e a Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental. Adicionalmente, serão verificadas as estimativas de fidedignidade da bateria. O segundo objetivo deste projeto será a elaboração e aplicação de uma intervenção de curta duração em ARA para a compreensão de leitura, baseada nos subtestes da BaMA-Leitura. Além de desenvolver as dimensões da ARA para a compreensão de leitura, espera-se com esta intervenção conferir a evidência de validade de critério externo à bateria.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADRIANA SATICO FERRAZ; ACÁCIA APARECIDA ANGELI DOS SANTOS. Intervenção em autorregulação para aprendizagem na compreensão de leitura: uma revisão integrativa. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 38, . (18/19897-4)
ADRIANA SATICO FERRAZ; ACÁCIA APARECIDA ANGELI DOS SANTOS. Autorregulação para Compreensão de Leitura: Propriedades Psicométricas de Duas Escalas de Motivação. Paidéia, v. 31, . (18/19897-4)
FERRAZ, ADRIANA SATICO; DOS SANTOS, ACACIA APARECIDA ANGELI; NORONHA, ANA PAULA PORTO; ALMEIDA, LEANDRO DA SILVA. Psychometric Properties of the Causal Attributions Scale for Reading Comprehension. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 41, n. 1, p. 3-pg., . (18/19897-4)