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Estudo conceitual de um motor avançado a etanol PSA/FAPESP

Processo: 18/20394-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Waldyr Luiz Ribeiro Gallo
Beneficiário:Fazal Um Min Allah
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Motores de combustão interna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cycle to cycle variations | ethanol fuelled engine | second law analysis | simulations | variable valve timing | Motores de combustão interna

Resumo

O Governo Brasileiro incentivou o uso de etanol como combustível durante a crise do petróleo nos anos 1970 para alcançar melhores segurança e independência energéticas. Logo em seguida, o domínio do etanol como combustível foi minimizado devido à queda no preço do petróleo. Entretanto, o Brasil desenvolveu e manteve a infraestrutura para produção, distribuição e uso do etanol. Um modelo de simulação fenomenológico será utilizado para executar as simulações do motor. Os objetivos do projeto podem ser resumidos nas seguintes atividades:a) Investigações dos efeitos do etanol no desempenho de um motor de ignição por centelha downsized utilizando a estratégia do ciclo Miller.b) Determinação das perdas exergéticas para um motor de ignição por centelha com injeção direta e super-alimentado.c) Os efeitos do EGR e etanol na eficiência de segunda lei para um motor super-alimentado.d) Investigações dos efeitos de diferentes parâmertos operacionais na variabilidade ciclo-a-ciclo para o motor de ignição por centelha flexfuel.e) Efeitos do EGR e super-alimentação na variabilidade cíclica também serão avaliados.f) Indentificar a instrumentação necessária para o Laboratório de Pesquisa em Motores: propriedades físicas a serem medidas (pressão, temperatura, vazão mássica, rotação, torque, sincronazação de encoder, etc). Definir as características dos instrumentos e possíveis fornecedores do equipamento.g) Supervisionar estudantes de graduação (Iniciação científica) em suas atividades no Laboratório Didático de Motores e com o software GT-Power.

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUFINO, CAIO HENRIQUE; TRUTA BESERRA DE LIMA, ALESSANDRO JOSE; MIN ALLAH, FAZAL UM; FERREIRA, JANITO VAQUEIRO; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ. Study on combustion irreversibility in turbocharged spark-ignition engines. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXERGY, v. 35, n. 1, p. 16-pg., . (18/18859-1, 13/50238-3, 18/20394-7)
MIN ALLAH, FAZAL UM; RUFINO, CAIO HENRIQUE; ZABEU, CLAYTON BARCELOS; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ; DUMITRU, I; RACILA, L; COVACIU, D; ROSCA, A. Investigating the Cyclic Variability of a Multi-cylinder Turbocharged Direct-Injection Spark-Ignition Engine Fueled with E10. 30TH SIAR INTERNATIONAL CONGRESS OF AUTOMOTIVE AND TRANSPORT ENGINEERING: SCIENCE AND MANAGEMENT OF AUTOMOTIVE AND TRANSPORTATION ENGINEERING, v. N/A, p. 11-pg., . (18/18859-1, 18/20394-7)
MIN ALLAH, FAZAL UM; RUFINO, CAIO HENRIQUE; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ; ZABEU, CLAYTON BARCELOS; ASME. INVESTIGATING THE EFFECTS OF ENGINE OPERATING CONDITIONS ON THE CYCLIC VARIABILITY OF A COMMERCIAL FLEX-FUEL ENGINE. PROCEEDINGS OF THE ASME INTERNAL COMBUSTION ENGINE FALL TECHNICAL CONFERENCE, 2019, v. N/A, p. 12-pg., . (18/18859-1, 18/20394-7)
RUFINO, CAIO HENRIQUE; TRUTA BESERRA DE LIMA, ALESSANDRO JOSE; MIN ALLAH, FAZAL UM; FERREIRA, JANITO VAQUEIRO; RIBEIRO GALLO, WALDYR LUIZ. Study on combustion irreversibility in turbocharged spark-ignition engines. INTERNATIONAL JOURNAL OF EXERGY, v. 35, n. 1, SI, p. 19-34, . (18/20394-7, 13/50238-3, 18/18859-1)