Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativas de heterozigosidade e composição genética de animais da raça Braford e aplicação em modelos de estudo de associação genômica ampla da característica níveis de infecção por Babesia bigemina

Processo: 19/00412-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 25 de março de 2019
Data de Término da vigência: 22 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Andrea Renata da Silva Romero
Supervisor: Cedric Gondro Msu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Michigan State University (MSU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/21000-0 - Estudos genômicos de resistência a Anaplasmose bovina em animais da raça Braford, BP.DR
Assunto(s):Estudo de associação genômica ampla
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:babesiosis | Gwas | hemoparasites | Genômica animal

Resumo

Uma das dificuldades constantes na pecuária é o controle de parasitas tropicais, como o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e os hemoparasitas por ele transmitidos, destacando-se a Babesia bigemina, protozoário causador de diversos prejuízos nos rebanhos. Assim, o objetivo do trabalho será realizar estudos de associação genômica ampla para a característica de nível de infecção por B. bigemina em bovinos da raça Braford. O grupo amostral será composto por 1600 animais da raça Braford e 100 Hereford, genotipados em painel Illumina BovineSNP50 BeadChip que passarão por um controle de qualidade para exclusão de marcadores e amostras problemáticos. O fenótipo será a quantificação dos níveis sanguíneos de B. bigemina estimados por meio da técnica quantitativa da reação em cadeia da polimerase (qPCR). As estimativas de composição genética, heterozigosidade a serem utilizadas nos modelos de análise, serão obtidas, a partir dos genótipos, pelo conjunto de softwares LAMP. Os fenótipos serão corrigidos para os efeitos sistemáticos utilizando o programa AIREMLF90 e posteriormente o GWAS será efetuado por meio do software GEMMA. As regiões indicadas pela análise de GWAS em associadas com a característica estudada serão pesquisadas nos bancos de dados Ensembl v.94 e CattleQTLdb r.36 para busca de genes e QTLs próximos aos SNPs associados. As buscas por interações genéticas que envolvam os genes apontados pelo GWAS e clusters relatados na literatura serão realizadas por meio do programa STRING v.10.5. Os resultados dos genes serão revisados de acordo com a literatura científica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMERO, ANDREA RENATA DA SILVA; DO NASCIMENTO, ANDRE VIEIRA; OLIVEIRA, MARCIA CRISTINA DE SENA; OKINO, CINTIA HIROMI; BRAZ, CAMILA URBANO; SCALEZ, DAIANE CRISTINA BECKER; CARDOSO, DIERCLES FRANCISCO; CARDOSO, FERNANDO FLORES; GOMES, CLAUDIA CRISTINA GULIAS; CAETANO, ALEXANDRE RODRIGUES; et al. Genetic parameters and multi-trait genomic prediction for hemoparasites infection levels in cattle. LIVESTOCK SCIENCE, v. 273, p. 7-pg., . (17/21000-0, 16/07216-7, 19/00412-3)