Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da 4-hidroxibenzoato polipreniltranferase de Plasmodium falciparum (PfUbiA) na biossíntese de ubiquinonas

Processo: 19/04579-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Alejandro Miguel Katzin
Beneficiário:Camila Andrea Zafra Alba
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Malária   Atovaquona   Plasmodium falciparum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atovaquona | malária | Plasmodium falciparum | 4-hidroxibenzoato polipreniltranferase | 4-nitrobenzoato | Metabolismo

Resumo

Anteriormente, o nosso grupo identificou nos estágios intraeritrocitários de Plasmodium falciparum a biossíntese de diversas moléculas isopreniladas incluindo prenilquinonas de função respiratória na maioria de organismos como a menaquinona-4 (MQ-4) e isoformas de ubiquinona-7, 8 e 9 (UQ). Porém, não se sabe bem como são formadas nem o papel biológico tanto da MQ-4 como das três diferentes isoformas de UQ. Previamente, a aluna realizou um estágio no grupo e colaborou ativamente no estudo da biossíntese de UQ. Neste período foi estudada a biossíntese de UQ sob diferentes condições ambientais e os efeitos do antimalárico atovaquona (inibidor do complexo mitocondrial III). Os resultados indicam que o aumento da saturação de oxigênio parece desencadear um incremento no pool intracelular de UQs e esta pode ser a causa da redução do efeito da atovaquona nessas condições. A ausência de oxigênio ou mesmo a atovaquona modificam somente a UQ-9 indicando como a mais envolvida na atividade mitocondrial. O efeito da atovaquona na viabilidade do parasita pode ser revertido por decil-UQ (análogo de UQ), mas não por MQ-4 demostrando a essencialidade da UQ entre outras prenilquinonas na respiração. Já, a inibição farmacológica pelo 4-nitrobenzoato da enzima 4-hidroxibenzoato polipreniltranferase de P. falciparum (PfUbiA), primeira enzima da via de biossíntese de UQ, demostrou melhorar a eficácia da atovaquona. Neste projeto propomos avaliar a PfUbiA na biossíntese de UQ. Essencialmente propomos estudar a funcionalidade da enzima por complementação em levadura e definir qual é o doador aromático. O estudo abre oportunidades para o desenvolvimento racional de novas combinações farmacológicas e deve aprofundar o conhecimento do metabolismo bioenergético do parasita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAFRA, CAMILA ANDREA; CRISPIM, MARCELL; VERDAGUER, IGNASI BOFILL; RIOS, ALEJANDRO GARCIA; MOURA, GABRIEL CANDIDO; KATZIN, ALEJANDRO MIGUEL; HERNANDEZ, AGUSTIN. Plasmodium falciparum COQ2 gene encodes a functional 4-hydroxybenzoate polyprenyltransferase. FEMS Microbiology Letters, v. 370, p. 8-pg., . (19/04579-0, 17/22452-1)