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Material educativo lúdico para a realização da visita pré-operatória de enfermagem: construção, validação e aplicação clínica

Processo: 19/05294-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marla Andréia Garcia de Avila
Beneficiário:Marla Andréia Garcia de Avila
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Patrícia Aparecida Francelino Crepalde ; Tatiane Roberta Fernandes Teixeira
Auxílio(s) vinculado(s):22/08682-2 - 9th Congress of the European Academy of Paediatric Societies, EAPS 2022 in Barcelona: "Shaping the Future of Child Health"., AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):20/05765-9 - Livreto educativo lúdico na visita pré-operatória do enfermeiro, BP.TT
Assunto(s):Crianças  Cirurgia  Cuidadores  Educação em saúde  Enfermagem perioperatória 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cirurgia | criança | Cuidadores | educação em saúde | Sistematização das assistência de Enfermagem | Enfermagem Perioperatória

Resumo

Introdução: A avaliação pré-operatória do enfermeiro tem os seguintes propósitos: continuidade do cuidado entre a unidade de internação e o centro cirúrgico; a promoção e a recuperação da saúde; a adaptação da sala cirúrgica à necessidade do paciente; esclarecimentos e orientações em relação à cirurgia; interação e comunicação entre o paciente e enfermeiro e minimizar a ansiedade do paciente e de sua família. Considerando que as crianças não são acompanhadas pelos seus pais durante a cirurgia, a visita pré-operatória tem ainda o objetivo de preparar e encorajar a criança e seus familiares para a cirurgia. No planejamento da avaliação pré-operatória dos pacientes pediátricos faz-se necessário utilizar uma linguagem adequada, sendo o lúdico uma possibilidade. Objetivo: Desenvolver materiais educativos lúdicos com vistas a auxiliar a visita pré-operatória do enfermeiro. Elaborar e validar um livreto educativo lúdico sobre o perioperatório direcionado aos pacientes pediátricos. Analisar se a visita pré-operatória do enfermeiro utilizando o livreto educativo minimiza a ansiedade das crianças e seus pais no momento da entrada no centro cirúrgico. Transpor o conteúdo do material educativo em uma animação no formato tridimensional (3D). Método: O estudo será desenvolvido em três etapas. Um estudo metodológico para construção e validação de material educativo com a participarão de enfermeiros com experiência no ensino, pesquisa ou assistência na cirurgia infantil (centro cirúrgico ou pediatria) há pelo menos dois anos e pais e crianças cirúrgicas de 7 até 12 anos . Será realizada à validação do conteúdo pelos juízes (especialistas) e a aparência, também chamada de semântica, pelos pais. Será utilizado o Índice de validade de conteúdo (IVC) que mede a proporção ou porcentagem de juízes que estão em concordância. Este método emprega uma escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. Será empregada uma pontuação de corte, o IVC igual a 0,78. Será utilizada uma amostra não probabilística, com aproximadamente 15 juízes e 15 familiares. Um ensaio clínico randomizado será realizado para verificar a ansiedade dos pais e ansiedade das crianças. Participarão crianças de 7 a 12 anos, estado físico ASA I e II, segundo a classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA), a serem submetidas a procedimentos cirúrgicos eletivos com previsão de cirurgia de até 02 horas. Os Critérios de inclusão dos pais são: criança deve atender os critérios de inclusão, ter 18 anos ou mais, ser alfabetizado e comunicar-se verbalmente. Será aplicado primeiramente um questionário composto pela caracterização sociodemográfica das crianças e pais, conhecimento sobre cirurgia, escala Ansiedade de Halmilton - HAM-A para os pais e a Escala de ansiedade pré-operatória de Yale modificada para as crianças. Posteriormente será realizada a visita pré-operatória de enfermagem utilizando o material educativo construído e validado. Serão aplicados os instrumento HAM-A e a Escala de ansiedade pré-operatória de Yale modificada na véspera da cirurgia e no centro cirúrgico (antes da cirurgia). O cálculo amostral foi determinado em 30 crianças e seus respectivos pais. A terceira etapa será a realização de uma animação 3D. Resultados Esperados: Espera-se desenvolver e validar um material educativo impresso e digital de livre acesso e uma animação. Também que os materiais educativos possam ser incorporado na assistência de enfermagem aos pacientes pediátricos e subsidiar novos estudos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA DE AVILA, MARLA ANDREIA; PRATA, RAFAELA APARECIDA; DA SILVA JACOB, FRANCINE LETICIA; DE OLIVEIRA NOBREGA, FRANCISCA MIRIAM; DE BARROS, GABRIELA RIBEIRO; GONSALES SUGIURA, BEATRIZ MAYUMI. Educational intervention through a comic book for preoperative anxiety in children, adolescents, and their parents: A randomized clinical trial. JOURNAL OF PEDIATRIC NURSING-NURSING CARE OF CHILDREN & FAMILIES, v. 67, p. 7-pg., . (19/05294-9, 20/05765-9)
GARCIA DE AVILA, MARLA ANDREIA; HAMAMOTO FILHO, PEDRO TADAO; DA SILVA JACOB, FRANCINE LETICIA; SOUZA ALCANTARA, LEIA REGINA; BERGHAMMER, MALIN; NOLBRIS, MARGARETHA JENHOLT; OLAYA-CONTRERAS, PATRICIA; NILSSON, STEFAN. Children's Anxiety and Factors Related to the COVID-19 Pandemic: An Exploratory Study Using the Children's Anxiety Questionnaire and the Numerical Rating Scale. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 17, n. 16, . (19/05294-9)