Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de sintomas musculoesqueléticos e fatores de risco biomecânicos e psicossociais em músicos de orquestra

Processo: 19/12800-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Beatriz de Oliveira
Beneficiário:Jenyffer Rodrigues Ferreira
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia musculoesquelética   Ergonomia   Músicos   Orquestras   Fenômenos biomecânicos   Fatores psicossociais   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dort | ergonomia | fisioterapia | Ler | Fisioterapia

Resumo

Diversos estudos demonstram alta prevalência de distúrbios musculoesqueléticos associados ao trabalho de instrumentistas de orquestras profissionais. Os músicos possuem uma rotina de longos períodos de estudos e ensaios, que exigem altos níveis de carga física e apresentam destaque pelo número de acometimentos físicos manifestados. Além disso, esta população também pode sofrer sobrecarga mental, sintomas emocionais e psicossociais. Assim, esse estudo tem por objetivo a identificação dos sintomas musculoesqueléticos e de fatores psicossociais e exposição biomecânica dos músicos da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), além do desenvolvimento de uma cartilha de orientações baseada nos sintomas e fatores identificados. Todos os 56 instrumentistas da Orquestra Experimental da UFSCar, serão convidados a participar do estudo. Serão utilizados 6 questionários para identificação dos sintomas: questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (NMQ), Disabilities of the arm, Shoulder and Hand (DASH), Escala de Estresse no trabalho (JSS - Job Stress Scale), Escala de Bem-Estar e Trabalho (UWES - Utrecht Work Engagement Scale), Escala de Necessidade de Descanso (ENEDE) e o Swedish Occupational Fatigue Inventory (SOFI). A avaliação da exposição biomecânica será realizada a partir do registro de posturas do ombro, cabeça e tronco superior, bem como da atividade elétrica dos músculos trapézios superior e extensores do punho a partir de instrumentos portáteis. Os dados obtidos nortearão o desenvolvimento de uma cartilha que abordará temas que irão ajudar os músicos de orquestra a melhorarem sua saúde musculoesquelética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, JENYFFER RODRIGUES; NOGUEIRA CARRER, HELEN CRISTINA; CID, MARINA MACHADO; OLIVEIRA, ANA BEATRIZ. Relationship of Musculoskeletal Symptoms and Musical Practice Intensity among Musicians During the COVID-19 Pandemic A Descriptive Questionnaire Study. MEDICAL PROBLEMS OF PERFORMING ARTISTS, v. 37, n. 4, p. 7-pg., . (19/12800-8)