Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de RNAs longos não-codificadores em pacientes infectados por leishmaniose tegumentar

Processo: 19/13541-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Flavia Lombardi Lopes
Beneficiário:Mariana Cordeiro Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética   Leishmaniose visceral   RNA longo não codificante   Expressão gênica   Resposta imune
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epigenética | leishmaniose tegumentar | Leishmaniose visceral | LncRNA | Epigenética do hospedeiro e Bioinformática

Resumo

A leishmaniose é uma doença parasitária considerada um grave problema de saúde pública, sendo endêmica em 98 países. Os agentes causadores da doença são protozoários do gênero Leishmania. De acordo com as manifestações clínicas, a doença é classificada em dois tipos: leishmaniose tegumentar (LT) e leishmaniose visceral (LV). A LT é o tipo mais comum da doença, e engloba as formas cutâneas e mucocutânea. A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é responsável pela Leishmaniose Cutânea Localizada (LCL), a forma mais simples da doença, e também por formas mais graves como a Leishmaniose Mucocutânea (LMC). No Brasil, a LTA, apresenta casos registrados em todas as regiões do país. De 3 a 5% dos casos de LCL evoluem para LMC. Mecanismos fisiológicos são regulados principalmente pelo DNA que sofre influência de um conjunto de processos denominados mecanismos epigenéticos, que garantem uma regulação tempo-tecidual da expressão gênica. Os RNAs longos não-codificadores (lncRNAs) apresentam funções diversificadas dentro de mecanismos celulares como regulação da expressão gênica, recrutamento de fatores transcricionais, além de ação reguladora durante quadros patológicos e ativação da resposta imune. Esse trabalho tem como objetivo processar dados já obtidos em estudos anteriores para elucidar a expressão de lncRNAs anotados e diferencialmente expressos em pacientes infectados por leishmaniose tegumentar que apresentam lesão primária e eventualmente desenvolvem lesão mucocutânea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, MARIANA CORDEIRO; FELIX, JULIANA DE SOUZA; LOPES, MARIA FERNANDA DA SILVA; ATHAYDE, FLAVIA REGINA FLORENCIO DE; TROIANO, JESSICA ANTONINI; SCARAMELE, NATALIA FRANCISCO; FURLAN, AMANDA DE OLIVEIRA; LOPES, FLAVIA LOMBARDI. Co-expression analysis of lncRNA and mRNA suggests a role for ncRNA-mediated regulation of host-parasite interactions in primary skin lesions of patients with American tegumentary leishmaniasis. Acta Tropica, v. 245, p. 7-pg., . (19/13541-6)