Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do conhecimento de país e fonoaudiólogos sobre o uso de telas portáteis por crianças

Processo: 19/18800-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Rocha de Vasconcellos Hage
Beneficiário:Carolina Felix Providello
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem infantil   Desenvolvimento da linguagem   Fonoaudiólogos   Entrevistas (psicologia)   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência Tecnologia e Sociedade | desenvolvimento da linguagem | linguagem infantil | Linguagem

Resumo

Introdução: tem sido frequente o uso de telas eletrônicas portáteis por crianças, o que torna necessário analisar o conhecimento dos cuidadores e profissionais da saúde acerca do tema, a fim de contribuir para futuras orientações e divulgação. Objetivo: verificar o conhecimento de pais e fonoaudiólogos sobre o uso de telas eletrônicas portáteis de crianças em fase de aquisição de linguagem. Método: serão selecionados 200 sujeitos, que tenham contato familiar ou experiência com crianças em fase de aquisição de linguagem, no período entre 18 e 60 meses. Destes 200 sujeitos, estima-se buscar 120 pais que cuidem de crianças entre 1;6 e 5;0 anos. Eles serão motivados por carta convite enviada por meio das escolas de educação infantil em que seus filhos estão matriculados. Também serão convidados cerca de 80 fonoaudiólogos que atendam crianças com alteração no desenvolvimento da linguagem na faixa etária referida. O convite ocorrerá por meio das redes sociais. Tanto os pais, como os fonoaudiólogos responderão questionário sobre o conhecimento que têm sobre o uso de telas de mãe e desenvolvimento da linguagem. No caso dos pais, a aplicação do questionário será de forma direta por meio de entrevista nas escolas. Já os fonoaudiólogos responderão ao mesmo questionário por meio "online" em link criado pela plataforma 'google'. Os dados terão tratamento estatístico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA FELIX PROVIDELLO; MARIA CECÍLIA DE FREITAS FERREIRA; SIMONE ROCHA DE VASCONCELLOS HAGE. Uso de telas de mão e desenvolvimento da linguagem - percepção dos pais para a construção de cartilha orientativa. Revista CEFAC, v. 25, n. 4, . (19/18800-0)