Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do autocuidado, apoio social e sua associação com variáveis sociodemográficas em pacientes com Fibromialgia

Processo: 20/08870-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Mariana Arias Avila Vera
Beneficiário:Isadora Nunes
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Fibromialgia   Promoção da saúde   Autocuidado   Fatores psicossociais   Inquéritos e questionários   Dados sociodemográficos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autocuidado | Fibromialgia | perfil sociodemográfico | Fibromialgia

Resumo

A literatura aponta para evidências que apoiam o modelo biopsicossocial para o tratamento da dor crônica. Assim, torna-se relevante para o profissional de saúde conhecer as características sociodemográficas e aspectos sociais, como a rede de apoio social e autocuidado, dos usuários acompanhados nos serviços de saúde, pois compreender essas características auxilia em um diagnóstico mais preciso e na elaboração de planos de cuidado adaptados as dificuldades de cada indivíduo. Essa realidade ainda não ocorre para todos os pacientes de Síndrome de Fibromialgia (SF), pois muitas ações de promoção da saúde são implementadas sem que sejam consideradas as especificidades do público-alvo. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a influência das variáveis sociodemográficas sobre o autocuidado e sobre o apoio social em pessoas com SF. Serão incluídos no estudo pessoas com SF de acordo com os critérios diagnósticos do American College of Rheumatology de 2016, de ambos os sexos. Usaremos um formulário online que apresenta: questionário de caracterização sociodemográfica, a Escala de Avaliação do Agenciamento de Autocuidado Revisada (ASAS-R,), a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study (SSS-MOS) e o Questionário de Conhecimento de Fibromialgia (FKQ). Para análise dos dados pretende-se usar uma estatística descritiva da amostra de dados. Espera-se que com os resultados do presente estudo, haja maior conhecimento sobre a interação entre o autocuidado, o apoio social, o conhecimento sobre a doença e as questões sociodemográficas, o que poderá auxiliar na criação de estratégias de melhorias sobre o autocuidado e apoio social desta população.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTES-SILVA, ANDRE; NUNES, ISADORA; DE MIGUEL-RUBIO, AMARANTA; DE SOUZA, MARCELO CARDOSO; DESANTANA, JOSIMARI MELO; AVILA, MARIANA ARIAS. Social variables for replication of studies using mean scores of social support, self-care, and fibromyalgia knowledge: a cross-sectional study. RHEUMATOLOGY INTERNATIONAL, v. 43, n. 9, p. 17-pg., . (20/08870-8)