Busca avançada
Ano de início
Entree

Avanço na seleção de genótipos experimentais de batata-doce de polpa laranja na região oeste paulista

Processo: 20/13561-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:André Ricardo Zeist
Beneficiário:Bruno da Rocha Toroco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de pragas   Genótipo   Hortaliças   Batata-doce   Laranja   Centro-Oeste paulista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:batata-doce biofortificada | caracteristicas agronômicas | clones experimentais | Genótipos Superiores | Ipomoea batatas (L) Lam | Oeste Paulista | Melhoramento de Hortaliças

Resumo

No estado de São Paulo, nos últimos dez anos mais do que duplicou a área plantada e triplicou a produção. Nessa região, apesar da considerável relevância econômica e social da cultura, há mais de uma década os genótipos que predominam são obsoletos, de baixa produtividade e que não atendem o mercado nacional e internacional mais exigente. Para fortalecer o cultivo da batata-doce um importante passo é o surgimento de novos genótipos e com superior potencial produtivo. Considerando as informações supracitadas, objetiva-se selecionar genótipos experimentais de batata-doce de polpa laranja quanto às características agronômicas das raízes, visando assim, obter plantas que atendam às necessidades dos produtores da região Oeste Paulista e a demanda de mercados mais exigentes. Os experimentos serão instalados em duas épocas de plantio, sendo avaliados 12 genótipos experimentais de batata-doce de polpa laranja recentemente desenvolvidos pelo Centro de Estudos em Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista em comparação às testemunhas comerciais IAPAR 69 e Beauregard. Serão avaliados parâmetros indicativos da produtividade, qualidade física das raízes comerciais e resistência a pragas de solo. Acredita-se que a seleção de genótipos experimentais de batata-doce de polpa laranja é o caminho para gerar cultivares mais produtivas e adaptadas às condições de cultivo das principais regiões produtoras do Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOROCO, BRUNO DA ROCHA; SILVA, EDGARD HENRIQUE COSTA; LEAL, MURILO HENRIQUE SOUZA; OLIVEIRA, GUILHERME JOSE ALMEIDA; SILVA JUNIOR, ANDRE DUTRA; GOMES, GABRIEL FRANCISCO DE PAULA; DE RESENDE, JULIANO TADEU VILELA; ZEIST, ANDRE RICARDO. Performance of orange-fleshed sweet potato genotypes is affected by the planting date. Scientia Horticulturae, v. 321, p. 8-pg., . (20/13561-4)