Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de receptor quimérico de antígeno tumoral com aplicação no tratamento de glioblastoma

Processo: 21/00689-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Oswaldo Keith Okamoto
Beneficiário:Thiago Giove Mitsugi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08028-1 - CEGH-CEL - Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia tumoral   Células-tronco neoplásicas   Glioblastoma   Imunoterapia   Antineoplásicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Car-T | Células-tronco tumorais | glioblastoma | imunoterapia | Biologia do cancer, biologia celular, imunoterapia tumoral

Resumo

Gliomas são os tumores de Sistema Nervoso Central (SNC) mais comuns em todo o mundo, compreendendo até 80% dos tumores encefálicos primários malignos. Dentre os tipos de gliomas destacam-se os Glioblastomas Multiforme (GBM), que são os mais agressivos e comuns. As terapias atualmente disponíveis para o tratamento de glioblastomas mostram-se insuficientes, consistindo de intervenção cirúrgica e quimio/radioterapias que, contudo, resultam em sobrevida média inferior a 2 anos destes pacientes. A resistência à quimio/radioterapia, bem como a capacidade dos glioblastomas de recidivar são atualmente atribuídas à presença de células-tronco tumorais (CTT) nestes tumores. Diversas estratégias visam para alvejar as CTTs especificamente, com base nas suas particularidades fisiológicas e moleculares. A imunoterapia tem se destacado dentro da oncologia com estudos sobre receptores quiméricos do tipo CAR, com recente aprovação de duas terapias utilizando células CAR-T pelo FDA nos EUA. O sucesso da terapia com células CAR-T depende extensamente do desenho dos receptores quiméricos e especialmente do alvo tumoral designado. Nesse sentido, o presente estudo visa explorar o potencial terapêutico de receptores do tipo CAR capazes de reconhecer antígenos superexpressos em células-tronco tumorais de gliomas. Estes antígenos são utilizados como marcadores de CTT, e a sua expressão está relacionada com maior agressividade in vitro e in vivo, ressaltando a sua relevância como alvo tumoral . Desenharemos um receptor quimérico do tipo CAR, o qual será expresso em uma linhagem de linfócitos T. Avaliaremos a capacidade dessas células CAR-T em reconhecer especificamente e exercer atividade anti-tumoral contra células-tronco tumorais de gliomas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MITSUGI, Thiago Giove. Desenvolvimento de receptor quimérico de antígeno tumoral com aplicação no tratamento de glioblastoma. 2023. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.