Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento e integração de dados de afloramentos, testemunho e dados de poços para a interpretação da paleogeografia, estratigrafia e fontes da seção cretácea-cenozóica da Bacia do Amazonas.

Processo: 21/02994-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 10 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Liliane Janikian Paes de Almeida
Beneficiário:Camila Eliza Althaus
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/23899-2 - Projeto de Perfuração Transamazônica: origem e evolução das florestas, clima e hidrologia dos trópicos da América do Sul, AP.PFPMCG.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cretáceo-Cenozoico da Bacia do Amazonas | Formação Alter do Chão | Reconstrução paleogeográfica da Formação Alter do Chão | Estratigrafia e Sedimentologia

Resumo

A Bacia do Amazonas é uma bacia intracratônica com sedimentação paleozoica a cenozoica, que recobre parte dos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá. O pacote sedimentar de espessura e ocorrência mais expressivo na bacia é a Formação Alter do Chão, de idade cretácea a cenozoica. Apesar dos estudos existentes não há consenso em relação à subdivisão litoestratigráfica, composição, proveniência, idade, padrões de paleocorrente e modelo deposicional atuante na Formação Alter do Chão. O estudo das sucessões predominantemente arenosas deste intervalo é de extrema importância para a compreensão da evolução dos padrões de drenagem notórios na região e da sua resposta em relação aos eventos tectônicos andinos e de subsidência local. Além disto, estes arenitos compõem o importante Aquífero Alter do Chão, cuja compreensão do modelo deposicional fornecerá base para a realização de estudos que possibilitem a exploração eficiente do aquífero e minimizem a contaminação. Para a resolução das incertezas abordadas, serão realizados estudos em escala regional, incluindo levantamento sedimentológico e arquitetural em afloramentos, análise de paleocorrentes, análise petrográfica, análises geoquímicas e isotópicas, análise de dados de poços da ANP e descrição de testemunho a ser perfurado. Com isto, o presente projeto visa embasar as interpretações das descrições obtidas no testemunho a ser perfurado e agregá-las com os dados obtidos em poços e afloramentos, com o objetivo principal de compreender a evolução paleogeográfica da Formação Alter do Chão.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, RENATO PAES; ALTHAUS, CAMILA ELIZA; JANIKIAN, LILIANE; GOMES, PEDRO VICTOR OLIVEIRA; FIGUEIREDO, FELIPE TORRES; SAWAKUCHI, ANDRE OLIVEIRA; FREITAS, BERNARDO TAVARES; DA SILVA, LEONARDO HENRIQUE GOMES. Reappraisal of the Cretaceous and Paleogene paleogeography of eastern Amazonia based on systematic paleocurrent measurements. CRETACEOUS RESEARCH, v. 163, p. 12-pg., . (21/02994-0, 18/23899-2, 16/19736-5)