Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e análise dos fatores de cultivo in vitro de cogumelos comestíveis silvestres Lentinus spp.

Processo: 21/10878-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Nelson Menolli Junior
Beneficiário:Marina Pires Corrêa dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15677-0 - Cogumelos da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis, AP.BTA.JP
Assunto(s):Diversidade   Domesticação   Mata Atlântica   Micologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crescimento micelial | cultivo de cogumelos | Diversidade | Domesticação | Mata Atlântica | Micologia

Resumo

Dentre as 22 mil espécies de cogumelos conhecidas, mais de 2.000 são comestíveis e apenas 100 espécies são cultivadas mundialmente. Espécies de ocorrência natural podem apresentar-se bastante promissoras para estudos de cultivo e futura inserção no mercado nacional de cogumelos comestíveis. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é conhecer a diversidade de espécies do gênero Lentinus que ocorrem em áreas de Mata Atlântica e investigar os fatores de cultivo in vitro em meio de cultura e em substrato de cultivo. Os isolados foram ou ainda serão coletados em áreas da Mata Atlântica do Sudeste do país. A identificação dos isolados do gênero será certificada por meio da amplificação e sequenciamento da região intergênica ITS (barcoding para fungos) do DNAr. Os isolados identificados serão cultivados em meio de cultura BDA e submetidos a testes de crescimento micelial em diferentes temperaturas e substratos para determinação da melhor condição de crescimento. Serão avaliadas a velocidade de crescimento e a biomassa seca das culturas de cada isolado/espécie. A pesquisa sobre o potencial de cultivo de cogumelos silvestres pode levar à descoberta de espécies e isolados com maior produtividade e melhor adaptados às condições locais do que as linhagens de espécies comestíveis comumente comercializadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA-SANTOS, MARINA PIRES; DREWINSKI, MARIANA DE PAULA; PENA, LEONARDO PIMENTEL DA SILVA; NASCIMENTO, CRISTIANO COELHO DO; GOMES, EDUARDO PEREIRA CABRAL; VITALI, VERA MARIA VALLE; MENOLLI JUNIOR, NELSON. Studies on Mycelial Growth and Biomass Production of Eight Lentinoid and Pleurotoid Species of Wild Edible Mushrooms from Brazil. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 68, p. 13-pg., . (18/20696-3, 17/25754-9, 21/10878-0, 18/15677-0)