Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão da recarga de aquíferos em diferentes regiões do Brasil e a disponibilidade para uso agrícola

Processo: 22/10206-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Acordo de Cooperação: CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Pesquisador responsável:Edson Cezar Wendland
Beneficiário:Edson Cezar Wendland
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Jamil Alexandre Ayach Anache
Auxílio(s) vinculado(s):24/02753-0 - Disponibilidade hídrica para usos agrícolas: fontes de água subterrânea e interações rio-aquífero, AP.R SPRINT
Assunto(s):Hidrologia  Agronegócio  Agricultura  Alimentos  Gestão das águas subterrâneas  Recarga de aquíferos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Monitoramento da água subterrânea | Recarga da água subterrânea | Recarga potencial | Rendimento específico | Variação do nível de água | Hidrologia, Agronegócio, Agricultura e Alimentos

Resumo

A demanda de água no Brasil vem crescendo continuamente ao longo dos anos, com destaque para o abastecimento urbano, a indústria e,principalmente, a agricultura irrigada. Neste contexto os mananciais subterrâneos são considerados com uma boa alternativa de oferta de água, por serem menos susceptíveis a contaminação e as variações climáticas quando comparadas aos mananciais superficiais. Entretanto se a exploração da água subterrânea não for adequadamente gerida, conhecendo as retiradas da água através de poços e, principalmente a taxa de renovação da água ou recarga, haverá grande possibilidade de acontecer uma superexploração e/ou o comprometimento da qualidade. Para analisar as condições de renovação e recarga de aquíferos, este trabalho objetiva conduzir um estudo comparativo em áreas pontuais em biomas distintos do Brasil (Amazônia e Cerrado). O método empregado será a variação dos níveis de água, WTF da sigla em inglês para water table flutuation, considerando o histórico dos monitoramentos realizados e o rendimento específico obtido por teste de bombeamento ou por amostras indeformadas. As porcentagens de recarga com relação ao total precipitados serão comparados e discutidos considerando as peculiaridades das duas áreas.Finalmente pretende-se discutir sobre a estrutura e condições mínimas para a mensuração da recarga associada a gestão dos recursos hídricos subterrânea. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENNER, GIOVANNI CHAVES; WENDLAND, EDSON; GONCALVES, MOISES MARCAL; ADAM, KATIUCIA NASCIMENTO. Methodology for IDF equation based on reduced pluviograph records. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AMBIENTAIS, v. 58, n. 3, p. 10-pg., . (22/10206-4)