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Aprendizagem por Reforço para Aplicações de Veículos Elétricos em Sistemas de Energia Elétrica

Processo: 23/05708-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Marcos Julio Rider Flores
Beneficiário:Lucas Zenichi Terada
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Aprendizado computacional   Aprendizado por reforço   Microrredes   Rede elétrica inteligente   Veículos elétricos   Sistemas de distribuição de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Aprendizado por Reforço | Microrredes | Redes Inteligentes | Sistemas de gerenciamento de energia | Veículos Elétricos | Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica

Resumo

O crescimento global na adoção de veículos elétricos - electric vehicles (EVs) - é reconhecido como uma estratégia recente para combater as mudanças climáticas devido à sua eficácia em reduzir emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar urbano. Paralelamente, os sistemas energéticos distribuídos - distributed energy resources (DERs), como sistemas fotovoltaico - photovoltaic (PV) e sistema de armazenamento de energia em bateria - battery energy storage system (BESS), estão cada vez mais presentes em ambientes sustentáveis. Este projeto de doutorado visa desenvolver um modelo robusto e adaptável de Aprendizado por Reforço - reinforcement learning (RL) para gerir a energia de forma eficiente em diferentes cenários de sistemas de energia elétrica, integrando EVs e DERs. Serão explorados cenários variados, incluindo casas inteligentes, microrredes, e estacionamentos eletrificados, abrangendo também a infraestrutura de recarga pública gerida por diferentes agentes, como operador do ponto de carga - charge point operator (CPO) e provedor do serviço de mobilidade elétrica - e-mobility service provider (eMSP). Através do uso de simulações avançadas e dados reais, o modelo será aplicado e validado tanto em laboratórios quanto em infraestruturas reais, com o objetivo de desenvolver soluções para carregamento inteligente de EVs, otimização de tarifas de recarga e gestão de frotas. Este estudo busca trazer contribuições para a área de gestão energética, promovendo a sustentabilidade e a eficiência energética em diversos cenários operacionais.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TERADA, LUCAS ZENICHI; CORTEZ, JUAN CARLOS; PANOCCA, HENNRY VILLANUEVA; SANTOS, LUIZA HIGINO S.; LAVORATO, MARINA; RIDER, MARCOS J.. Connector Level Electric Vehicle Smart Charging Considering Energy Distributed Resources. 2024 IEEE ANDESCON, v. N/A, p. 6-pg., . (21/11380-5, 23/05708-3)
SILVA, JESSICA ALICE A.; LOPEZ, JUAN CAMILO; ARIAS, NATALY BANOL; TERADA, LUCAS ZENICHI; RIDER, MARCOS J.. Tri-Level Adaptive Robust Optimization for the Optimal Charging Coordination of EVs Considering Grid Impact. IEEE ACCESS, v. 12, p. 13-pg., . (23/13444-6, 23/05708-3, 21/11380-5)