Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagens genéticas e de bioinformática para análise comparativa e de funcionalidade do genoma e do plasmídeo de cepas de EAEC típicas isoladas de infecções do trato urinário.

Processo: 23/05910-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Tânia Aparecida Tardelli Gomes do Amaral
Beneficiário:Ana Carolina de Mello Santos Gheller
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/08145-7 - Estudo do papel do plasmídeo pAA de Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) típica no desenvolvimento de infecções extra intestinais por E. coli, AP.R
Assunto(s):Escherichia coli   Virulência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escherichia coli enteroagregativa | Infecção do trato urinário | Infecção extra intestinal | Patogenicidade | Patógeno híbrido | Plasmídeo de virulência | Genética e Patogenicidade Bacteriana

Resumo

A Escherichia coli enteroagregativa (EAEC) típica é um patógeno intestinal, responsável por diarreias agudas ou persistentes em todo mundo e os principais fatores de virulência das EAEC típicas estão localizados em um plasmídeo de virulência denominado pAA. Nos últimos anos, houve um aumento no número de relatos de infecções sistêmicas e infecções do trato urinário causadas por linhagens de EAEC. Uma vez que a grande maioria das cepas de EAEC isoladas de infecções extra intestinais não possui fatores de virulência específicos associados ao desencadeamento de infecções extra intestinais, especula-se um possível papel do plasmídeo de virulência de EAEC no desenvolvimento dessas infecções. Sendo assim, o estudo do papel do plasmídeo de virulência pAA no desencadeamento ou agravamento de infecções extra intestinais se faz necessário. Portanto, o presente projeto se propõe a realizar sequenciamento completo de pelo menos seis cepas de EAEC isoladas de infecções do trato urinário, a fim de caracterizar o conteúdo genômico de tipos diferentes de pAA e avaliar o papel deles, em experimentos in vitro e in vivo, no aumento da capacidade de linhagens não patogênicas em causar infecções extra intestinais e avaliar como a perda do pAA afeta a patogenicidade extra intestinal da cepa de EAEC isolada da infecção do trato urinário. Além disso, pretende-se avaliar se a aquisição do pAA contribui com o aumento da virulência de cepas protótipos de ExPEC. Esses dados irão auxiliar na compreensão do real potencial de virulência de isolados portadores de pAA e o papel de algumas variantes do plasmídeo no desencadeamento de infecções extra intestinais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TROVAO, LIANA DE OLIVEIRA; VIEIRA, MONICA APARECIDA MIDOLLI; SANTOS, ANA CAROLINA DE MELLO; PUNO-SARMIENTO, JUAN JOSUE; NUNES, PEDRO HENRIQUE SOARES; SANTOS, FERNANDA FERNANDES; ROCHA, VICTORIA GALDINO PAVLENCO; KNOBL, TEREZINHA; NAVARRO-GARCIA, FERNANDO; GOMES, TANIA APARECIDA TARDELLI. Identification of a genomic cluster related to hypersecretion of intestinal mucus and mucinolytic activity of atypical enteropathogenic Escherichia coli (aEPEC). FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 14, p. 17-pg., . (23/03097-7, 22/12006-2, 17/14821-7, 23/05910-7)
ROMAO, FABIANO T.; SANTOS, ANA C. M.; PUNO-SARMIENTO, JUAN J.; SPERANDIO, VANESSA; HERNANDES, RODRIGO T.; GOMES, TANIA A. T.. Expression of the locus of enterocyte effacement genes during the invasion process of the atypical enteropathogenic Escherichia coli 1711-4 strain of serotype O51:H40. MICROBIOLOGY SPECTRUM, v. 12, n. 10, p. 16-pg., . (17/14821-7, 22/12006-2, 23/05910-7, 11/12664-5)