Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos fatores preditores de sucesso ou falha de uma intervenção para promoção de flourishing/florescimento em indivíduos com quadros leves e moderados de sintomatologia depressiva.

Processo: 23/11234-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Fixação de Jovens Doutores
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Acordo de Cooperação: CNPq
Pesquisador responsável:Homero Pinto Vallada Filho
Beneficiário:Juliane Piasseschi de Bernardin Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/01500-9 - Avaliação dos fatores preditores de sucesso ou falha de uma intervenção para promoção de flourishing/florescimento em indivíduos com quadros leves e moderados de sintomatologia depressiva, AP.R
Assunto(s):Depressão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abordagem terapêutica | Depressão | Estudo Misto | preditores | Psiquiatria

Resumo

O conceito do "flourishing/florescimento" pode ser considerado uma ampliação do conceito de saúde, incluindo outros aspectos da vida do indivíduo, como felicidade e satisfação de vida; propósito e significado de vida e relacionamentos. Apesar de estudos observacionais já terem demonstrado resultados promissores da abordagem do florescimento nos desfechos em saúde, ainda há uma lacuna na literatura com relação a estudos de intervenção, especialmente de baixo custo e fácil aplicabilidade em saúde pública. O objetivo do etudo é avaliar determinantes de sucesso e falha da intervenção "Programa Flourishing/florescer" como preditores para pacientes com sintomatologia depressiva leve e moderada. Estudo de desenho misto com abordagem quase-experimental associada a abordagem qualitativa recrutará participantes entre 18 e 59 anos que apresentem sintomas depressivos leves ou moderados. Para a investigação dos fatores associados, serão realizados modelos de regressão logística e linear para as variáveis dependentes de depressão e ansiedade. Referente ao método qualitativo, uma análise de conteúdo qualitativa será realizada a partir de múltiplas fontes de dados (discurso dos participantes durante as 12 sessões semanais de intervenção realizadas com diferentes grupos nas diferentes rodadas previstas), em que categorias predeterminadas serão utilizadas como um esquema inicial de codificação. Por meio de reuniões semanais, as análises preliminares, os principais resultados e as análises finais serão compartilhadas e revisadas com a equipe do estudo. Espera-se encontrar preditores que possam detalhar o perfil de pacientes com melhores desfechos benéficos na intervenção, assim como compreender o fenômeno do florescimento nas sessões e o papel do facilitador nas dinâmicas de grupo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, JULIANE PIASSSECHI DE BERNARDIN; VALLADA, HOMERO; LUCCHETTI, GIANCARLO. "Fluctuations in mental health symptoms from recruitment to baseline: implications for eligibility in clinical trials". EUROPEAN JOURNAL OF PSYCHIATRY, v. 39, n. 2, p. 2-pg., . (22/05018-4, 23/11234-4)