Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico de estudantes universitários

Processo: 23/12282-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Fixação de Jovens Doutores
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Acordo de Cooperação: CNPq
Pesquisador responsável:Alessandro de Oliveira dos Santos
Beneficiário:Pedro Eduardo Silva Ambra
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/01615-0 - Saúde mental, marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico: investigação dos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre estudantes universitários, AP.R
Assunto(s):Estudantes universitários   Marcadores sociais da diferença   Sexualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudantes Universitários | Gênero | Marcadores sociais da diferença | Raça-etnia | Sexualidade | Sucesso Acadêmico | Intercultura e Raça-Etnia

Resumo

A pesquisa "Marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico de estudantes universitários" insere-se no projeto "Saúde mental, marcadores sociais da diferença e sucesso acadêmico: investigação dos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre estudantes universitários" (Fapesp 2023/01615-0) e tem como objetivo a sistematização de relações teórico-conceituais entre a noção de marcadores sociais da diferença e suas expressões psicossociais em estudantes universitários. Em primeiro lugar, a pesquisa empreenderá uma revisão de literatura e apresentação de um panorama de semelhanças e divergências os usos correntes na literatura das noções de "marcadores sociais da diferença"; "interseccionalidade"; "determinantes sociais da saúde". Em seguida, serão discutidos os dados psicométricos e oriundos das análises das entrevistas a partir das correlações entre marcadores como raça-etnia, gênero, sexualidade, território e classe. Por fim, objetiva-se a proposição de uma nova categoria analítica - "marcadores psicossociais da diferença" - que seja epistêmica e metodologicamente coerente com a Psicologia Social, emancipando-a de noções importadas de outras áreas do conhecimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO AMBRA; CLARICE PIMENTEL PAULON. Registros políticos do sofrimento: identidade, trauma e transformação. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 27, . (23/12282-2)