Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores comportamentais de risco de quedas em idosos com doença de Parkinson: um estudo multicêntrico

Processo: 23/14143-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Diego Orcioli da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento motor   Controle postural   Doenças neurodegenerativas   Queda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Motor | Controle Postural | Doença Neurodegenerativa | quedas | Sistemas Sensoriais | Comportamento Motor

Resumo

Determinar os fatores que podem predizer quedas é um dos grandes desafios científicos. Embora estudos prévios tenham se esforçado para identificar ferramentas para predizer quedas em idosos com doença de Parkinson (DP), estes estudos têm focado apenas no desfecho final (por exemplo, desempenho do andar e equilíbrio), sem compreensão dos fatores envolvidos na execução da tarefa, como os déficits sensoriais, que podem causar quedas. Este estudo avança o conhecimento no sentido de compreender os declínios das informações sensoriais em idosos com DP e como estas informações podem ser usadas como biomarcadores de risco de quedas. Sendo assim, os objetivos do presente estudo são: (i) analisar e comparar as informações sensoriais entre idosos com DP caidores e não-caidores e (ii) identificar variáveis sensoriais que possam predizer quedas nesta população. O presente projeto de pesquisa será multicêntrico, sendo realizado predominante no Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Câmpus de Rio Claro, mas também envolvendo a Faculdade de Ciências, da UNESP Câmpus de Bauru, e o Instituto de Ciências de Atividade Física e Esportes, da Universidade Cruzeiro do Sul, e com isso, espera-se recrutar 100 idosos com DP. Os participantes realizarão uma bateria de avaliações sensoriais (desfecho primário) e motoras (desfecho secundário). Após as avaliações, os participantes serão acompanhados mensalmente, durante 12 meses, para registro de quedas e serão classificados como caidores e não-caidores. Os resultados deste estudo possibilitarão identificar preditores de quedas e, consequentemente, desenvolver estratégias de intervenção mais específicas aos problemas causados pela DP, minimizando a ocorrência de quedas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUTIERREZ, PEDRO PAULO; ORCIOLI-SILVA, DIEGO; MORACA, GABRIEL ANTONIO GAZZIERO; LEGUTKE, BEATRIZ REGINA; SIRICO, THIAGO MARTINS; BERETTA, VICTOR SPIANDOR; BARELA, JOSE ANGELO. Anodal transcranial direct current stimulation combined with physical exercise increases postural sway in Parkinson's disease: a double-blind and cross-over study. Experimental Brain Research, v. 243, n. 5, p. 12-pg., . (23/14143-0, 20/12656-1, 23/02950-8)