Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de fácies para planícies de inundação e topos de barra em grandes rios da Amazônia

Processo: 23/18087-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Renato Paes de Almeida
Beneficiário:Pedro Victor Oliveira Gomes
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/23899-2 - Projeto de Perfuração Transamazônica: origem e evolução das florestas, clima e hidrologia dos trópicos da América do Sul, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Amazônia   Sedimentologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Elementos Arquiteturais | Estruturas sedimentares fluviais | Hidrografia fluvial | Processos Sedimentares | rios amazônicos | Sedimentologia

Resumo

O rio Amazonas representa a maior bacia de drenagem do planeta e possui quatro entre os dez maiores rios do mundo. Seu regime hidrológico pouco afetado e a pequena interferência antrópica na sua planície de inundação torna esse sistema fluvial um forte candidato para o entendimento da dinâmica sedimentar dos grandes rios do planeta. Apesar dos estudos em sistemas fluviais ser foco de pesquisa a muito tempo, os grandes rios ainda possuem uma lacuna no seu conhecimento devido a dificuldades inerentes à pesquisa nas regiões de ocorrência. A caracterização dos processos sedimentares e os depósitos de topo de barra e planície de inundação resultantes são ferramentas essenciais para o entendimento do registro geológico, que é foco central de projetos de pesquisa internacionais em andamento, como o Trans-Amazon Drilling Project. Através da descrição das fácies sedimentares, arquitetura deposicional, bem como a caracterização das formas de leito expostas durante o período de seca dos rios amazônicos através de análises granulométricas e composicionais dos sedimentos, o presente projeto visa compilar dados sedimentológicos, que irão colaborar para a construção de um modelo de fácies robusto de grandes rios, contrapostos àqueles que foram gerados a partir de rios de pequeno porte.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA, MATEUS DO NASCIMENTO; GOMES, PEDRO VICTOR OLIVEIRA; FIGUEIREDO, FELIPE TORRES. Unraveling Ordovician-Silurian sedimentation: Facies, paleocurrents, and architectural analysis of the Tacaratu Formation, Northern Tucano Sub-basin, Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 154, p. 12-pg., . (23/18087-7)