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Intervenção sensório-motora no desempenho de leitura em crianças com dislexia

Processo: 23/18265-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:José Angelo Barela
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/21473-9 - Desenvolvimento de infraestrutura computacional para banco de dados e acesso de usuários, BP.TT
24/22585-5 - Instrumentalização, coleta e análise de desempenho cognitivo e motor crianças com dislexia, BP.TT
Assunto(s):Desenvolvimento motor  Visão  Comportamento motor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Motor | transtorno de aprendizagem | visao | Comportamento Motor

Resumo

Leitura não é uma tarefa trivial e envolve mecanismos de identificação das letras e palavras, envolvendo movimentos específicos dos olhos, e processos cognitivos para obtenção do significado do conteúdo. Estratégias variadas têm sido propostas e utilizadas para amenizar as dificuldades de leitura e escrita em crianças com dislexia. Recentemente, melhora no desempenho da leitura foi observada com o uso de treinamento oculomotor computacional e com intervenção envolvendo programa de atividades motoras específicas. Infelizmente, o efeito da combinação dessas intervenções aplicadas em um ambiente educacional não foi verificado. Portanto, o objetivo do presente é examinar o efeito de um programa de intervenção sensório-motora no desempenho e no movimento dos olhos durante leitura e no comportamento motor de crianças com dislexia aplicado em um centro de intervenção e acompanhamento. Trinta crianças com dislexia participarão do presente estudo (idades entre 8 e 12 anos) do tipo crossover. Inicialmente, as crianças serão avaliadas (T1) a partir de testes neuropsicológicos, velocidade da leitura, padrão de movimento dos olhos durante leitura, coordenação manual e controle postural. Posteriormente, as crianças serão divididas em 2 grupos, sendo que um grupo participará de um programa de intervenção sensório motora e o outro de treinamento de movimento dos olhos, com duração de 4 meses. Então, as crianças realizarão as avaliações novamente (T2) e, posteriormente, as intervenções serão trocadas para os grupos. Após o término dos respectivos programas de intervenção, as crianças passarão novamente pelas avaliações (T3). Comparação entre as três avaliações (T1, T2 e T3) serão realizadas, utilizando análises de variância (ANOVAs) e de multivariância (MANOVAs). (AU)

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