Busca avançada
Ano de início
Entree

Em busca de um cinema em fuga

Processo: 18/06703-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Cristian da Silva Borges
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria do cinema  Produção cinematográfica  Imagem  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alain Resnais | construção fílmica | espaço cinematográfico | Imagem | Jean-Marie Straub | Robert Bresson | Teoria do Cinema

Resumo

A criação no cinema, assim como na arte em geral, sempre suscitou muito mais questionamentos que respostas. Como se compõe um filme? Ou melhor, por que e com que elementos ele é construído? Ricciotto Canudo, ao cunhar a expressão sétima arte no início do século XX, observava que o cinema - escrita da luz em movimento e novo avatar da tão almejada "arte total" - acendia ao mesmo tempo uma vela para o tempo (como a poesia, a dança e a música) e outra para o espaço (como a pintura, a escultura e a arquitetura). Mas como toda criação permanece um mistério, ela só pode ser abordada de maneira indireta, enviesada, através de jogos de abstração e analogias inesperadas - neste caso, com o puzzle, o mosaico e o labirinto, a partir da obra de Robert Bresson, Alain Resnais e Jean-Marie Straub -, a fim de encontrarmos algumas respostas (ou novas indagações) a respeito dessa fugaz arte do tempo que, paradoxalmente, só existe como registro congelado a ser eternamente retomado, recuperado, reanimado, parecendo escapar a cada momento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)