Busca avançada
Ano de início
Entree

Sofrimento social e ajuda mútua entre pessoas que vivem com HIV/AIDS em uma rede social na internet

Processo: 18/07846-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Lucas Pereira de Melo
Beneficiário:Lucas Pereira de Melo
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Edemilson Antunes de Campos
Assunto(s):AIDS  Saúde mental  HIV  Antropologia médica 

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as formas de enfrentamento de experiências de sofrimento social entre pessoas que vivem com HIV/aids produzidas no contexto de ajuda mútua compartilhado numa rede social na internet. Tal análise se fundamentará nas contribuições teóricas da antropologia do sofrimento e na antropologia das emoções, bem como suas interlocuções com o campo da saúde, em geral, e da saúde mental, em particular. Trata-se de etnografia virtual a ser conduzida num grupo fechado de pessoas vivendo com HIV/aids na rede social Facebook. O trabalho de campo será conduzido no período de agosto de 2018 a junho de 2019. Para a coleta de dados serão empregadas as seguintes técnicas de pesquisa: observação participante on-line, entrevistas individuais e análise documental do conteúdo da página do grupo. As informações coligidas por meio dessas técnicas serão registradas em diários de campo, em áudio e em arquivos de textos, respectivamente. Os dados serão processados no software NVivo 11 Plus e, posteriormente, analisados e interpretados. Com os resultados deste estudo espera-se contribuir para a compreensão das formas de sofrimento social e os agenciamentos para seu enfrentamento entre pessoas que vivem com HIV/aids, bem como produzir evidências simbólicas que fomente a formulação de políticas públicas e a humanização do cuidado em saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS PEREIRA DE MELO; LUMENA CRISTINA DE ASSUNÇÃO CORTEZ; RAUL DE PAIVA SANTOS. Is the chronicity of HIV/AIDS fragile? Biomedicine, politics and sociability in an online social network. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, p. -, 2020.
ÉVERSON DE BRITO DAMASCENO; LUMENA CRISTINA DE ASSUNÇÃO CORTEZ; FÁBBIO DE SOUZA FERREIRA; MERCÊS DE FÁTIMA DOS SANTOS SILVA; LUCAS PEREIRA DE MELO. “Algo tão simples de viver e controlar, mas difícil de compartilhar e defender”: HIV/Aids, segredos e socialidades em uma rede social on-line. Interface (Botucatu), v. 23, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.