Auxílio à pesquisa 17/26282-3 - Diabetes mellitus tipo 2, Neuropatias diabéticas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Dor neuropática em indivíduos com Diabetes Mellitus tipo II e intervenção fisioterapêutica: estudo clínico, randômico e controlado.

Processo: 17/26282-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Denise Miyuki Kusahara
Beneficiário:Denise Miyuki Kusahara
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cristina Dallemole Sartor ; Mônica Antar Gamba
Assunto(s):Diabetes mellitus tipo 2  Neuropatias diabéticas  Fisioterapia  Manejo da dor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus tipo 2 | Enfermagem | fisioterapia | manejo da dor | neuropatias diabeticas | Neuropatia Diabética

Resumo

A Neuropatia Diabética está relacionada com a duração do Diabetes Mellitus (DM) e com o controle inadequado da glicemia, geralmente ocorre entre 5 a 10 anos de diagnóstico da doença, ocasionando maior propensão de lesões nervosas. Um dos sintomas mais frequentes e insidiosos que acometem grande parte dos indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), é a dor neuropática, acompanhada de manifestações clínicas e subclínicas, como formigamento, queimação, sensação de agulhada contínua e lacerante; e alodinia. O diagnóstico da dor neuropática no DM é demorado na prática clínica, e devido a isso foram desenvolvidos instrumentos de avaliação para rastreio da probabilidade diagnóstica, por meio de questionários e escalas. Para o tratamento, novos recursos fisioterapêuticos como a luz monocromática infravermelha de 890nm tem sido testados para o controle da dor. O objetivo desta pesquisa será mensurar a prevalência da Neuropatia Diabética e dor neuropática em indivíduos com DM2, e avaliar uma intervenção fisioterapêutica em pessoas com dor neuropática mediante aplicação de recursos eletrotermofototerápicos, no município de São João da Boa Vista-SP. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas. Na primeira, por meio de um desenho transversal, será realizado rastreio de neuropatia diabética e dor neuropática. Nesta fase do estudo serão utilizadas escalas validadas no Brasil. A segunda etapa, caracteriza-se por um ensaio clínico, randômico, controlado, do tipo duplo cego, sobre a efetividade do tratamento com luz infravermelha monocromática de 890nm, aplicadas em sessões com duração de 30 minutos, durante 6 semanas consecutivas, com vistas à redução da dor neuropática em pessoas com DM2 e melhoria da qualidade de vida das mesmas. Os indivíduos detectados com dor neuropática serão divididos aleatoriamente em dois grupos. No grupo experimento será realizada fisioterapia convencional associada à intervenção terapêutica com luz infravermelha monocromática de 890nm. O Grupo controle será submetido a fisioterapia convencional, e para garantir o cegamento da pesquisa será utilizado equipamento que simula a luz infravermelha monocromática de 890nm, sendo uma luz inativa. A influência da intervenção sobre a dor neuropática será mensurada atavés da aplicação das escalas Leeds Assessment of Neuropathic Symptoms and Signs utilizada para diferenciar a dor neuropática da dor nociceptiva, a Brief Pain Inventory para avaliar a intensidade da dor referida, o questionário Douleur Neuropathique 4 para rastreio específico dos sintomas da dor neuropática, o Instrumento de Triagem de Michigan para quantificar a evolução de pessoas com neuropatia diabética com dor neuropática frente a um tratamento e o questionário WHOQOL-BREF para avaliação da qualidade de vida. A análise se dará por estatística descritiva e inferencial. Sendo estabelecido nível de significância pd0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELLA SILVA OGGIAM; DENISE MYUKI KUSAHARA; MONICA ANTAR GAMBA. Neuropathic pain screening for diabetes mellitus: a conceptual analysis. BrJP, n. ahead, p. -, . (17/26282-3)
DANIELLA SILVA OGGIAM; DENISE MYUKI KUSAHARA; MONICA ANTAR GAMBA. Rastreamento de dor neuropática para diabetes mellitus: uma análise conceitual. BrJP, v. 4, n. 1, p. 77-86, . (17/26282-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: