Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultra-estrutura e histoquímica das estruturas glandulares presentes nas pernas de abelhas da sub-família euglossinae e tribo Centridini (Hymenoptera, Apoidea)

Processo: 92/04700-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1993
Data de Término da vigência: 31 de março de 1995
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carminda da Cruz-Landim
Beneficiário:Carminda da Cruz-Landim
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Abelhas  Glândulas tarsais  Morfologia animal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abelhas | Femeas | Glandulas Tarsais | Machos | Morfologia | Orgao Tibial

Resumo

Pretende-se estudar a ocorrência, a histoquímica e a ultra-estrutura, de glândulas ou estruturas similares nas pernas das abelhas dos grupos Euglossinae (Apidae) e Centridini (Authophoridae), tanto nos machos como nas fêmeas. Glândulas nas pernas, ocorrem de maneira generalizada não só nas abelhas com em outros himenópteros e outros insetos. A intenção deste estudo é verificar: 1) a ocorrência de estruturas glandulares em todos os segmentos (fêmur, tíbia e tarsos) dos 3 pares de pernas de machos e fêmeas de abelhas dos grupos mencionados; 2) estudar a morfologia das glândulas a nível de mícroscopia óptica e eletrônica. 3) procurar determinar o tipo de produto secretado pelas glândulas através de estudos histoquímicos a nível de microscopia óptica e eletrônica. 4) estudar a morfologia do segmento da perna que contêm a glândula com microscopia eletrônica de varredura a fim de detectar eventuais estruturas relacionadas com a liberação e dispersão dos produtos glandulares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)