Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre participação das crianças/ protagonismo infantil: o que revelam as pesquisas sobre o tema?

Processo: 18/15700-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Beneficiário:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Participação  Comunicação acadêmica  Sociologia da infância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Participação | produção acadêmica | Protagonismo | Sociologia da Infância

Resumo

Considerando que investigar a participação da infância na sociedade significa repensar as práticas e os discursos que a afetam e, igualmente, compreender as dinâmicas sociais que reconhecem as crianças como atores sociais, esta pesquisa pretende verificar a presença de estudos sobre participação/protagonismo na produção acadêmica brasileira e latino-americana. Para isso, vai localizar, identificar, examinar e analisar a produção bibliográfica, de maneira a aprofundar a discussão teórica-empírica, reconhecer autores que discutem essa temática, e, buscar a influência da produção acadêmica analisada nas políticas públicas e na vida cotidiana das crianças, consolidando, ao mesmo tempo, o campo da sociologia da infância. Palavras chave: participação, protagonismo, produção acadêmica (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)