Busca avançada
Ano de início
Entree

Serious Game para pessoas com transtorno bipolar: tecnologia digital para reconhecimento de sintomas e promoção da segurança na terapêutica medicamentosa

Processo: 19/00891-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Adriana Inocenti Miasso
Beneficiário:Adriana Inocenti Miasso
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cristiane von Werne Baes ; Jaime Eduardo Cecilio Hallak ; Kathleen Mary Hegadoren ; Kelly Graziani Giacchero Vedana ; Luciana Mara Monti Fonseca ; Paulo Celso Prado Telles Filho
Assunto(s):Tecnologia educacional  Segurança do paciente  Transtorno bipolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Segurança do Paciente | Tecnologia Educacional | transtorno bipolar | Segurança do paciente na terapêutica medicamentosa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral desenvolver e avaliar uma tecnologia digital serious game para auxiliar pessoas com diagnóstico de transtorno bipolar (TB) no reconhecimento de sintomas e uso seguro de medicamentos. Para desenvolvimento do serious game será utilizado o modelo metodológico User-Centered Design, com as seguintes etapas: (1) definição do tema e fatores motivacionais do projeto; (2) análise das necessidades junto aos usuários, valendo-se de temas geradores; (3) seleção de soluções; (4) formulação de objetivos; (5) avaliação dos questionamentos; (6) desenvolvimento e prototipagem e (7) avaliação da usabilidade junto a especialistas da área da computação e da saúde mental. Utilizará como referencial teórico o Design Participativo, que tem como um dos princípios fundamentais saber que os indivíduos que se ocupam de determinada atividade e/ou problema são os melhores conhecedores do processo. Nessa perspectiva, participarão desta pesquisa pessoas com TB, terapeutas, familiares e profissionais da computação como stakeholders do processo de design e desenvolvimento do serious game. A proposta têm mérito científico, originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, além de ter relevância social por abordar problema impactante e passível de prevenção. O projeto resultará em produção científica e tecnológica relevante para a promoção de reconhecimento de sintomas e segurança na terapêutica medicamentosa em pessoas com TB. A tecnologia será aplicável na prática clínica, é atrativa, de fácil utilização, de baixo custo e elevada sustentabilidade. Acredita-se que o serious game tenha potencial para modificar fatores essenciais, porém desafiadores na assistência à pessoa com TB em tratamento medicamentoso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIASSO, ADRIANA INOCENTI; CASTILHO, ELLEN CAROLINA DIAS; FONSECA, LUCIANA MARA MONTI; VEDANA, KELLY GRAZIANI GIACCHERO; VON WERNE BAES, CRISTIANE; TELLES FILHO, PAULO CELSO PRADO; HALLAK, JAIME EDUARDO CECILIO; HEGADOREN, KATHLEEN MARY. Mundo de Polus serious game for people with bipolar disorder. BIPOLAR DISORDERS, v. N/A, p. 8-pg., . (19/00891-9)