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Espaços das ciências em uma cidade portuária: estudo biográfico de Júlio Conceição, 1870-1946

Processo: 19/10926-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Graciela de Souza Oliver
Beneficiário:Graciela de Souza Oliver
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Ciências naturais  Circulação de ideias  Historiografia  Belle Époque  Santos (SP)  Brasil 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência | Ciência e Público | Circulação Das Ciências | História e Natureza | Institucionalização Das Ciências Naturais | Santos - Belle Epoque | tecnologia e sociedade | História das ciências no Brasil

Resumo

O presente projeto de pesquisa abordará um sujeito histórico atuante no desenvolvimento econômico e republicano da cidade de Santos, desde fins do século XIX até o período considerado como Belle Epoque. Por meio do estudo biográfico de Júlio Conceição (1864 - 1938), buscaremos integrar, exemplificar e questionar o que a história das ciências compreende por processo de institucionalização científica, evidenciando as relações entre as ciências e seus públicos. Júlio Conceição foi comissário de café, estando à frente de diversos cargos no município e na criação de diversas instituições e espaços de educação, saneamento e saúde na cidade (Pereira, 1990). Segundo a mesma autora, podemos compreendê-lo como verdadeiro "missionário do progresso" (Pereira, 2016). Embora sua atuação seja bem compreendida na história da educação, não há um aprofundamento entre esta e o processo de institucionalização científica paulista. Deste modo, destacarei por meio de sua vida, atuação e publicações, os atores, os espaços de circulação, as práticas científicas e atitudes perante estas, em diversos processos de modernização ocorridos na região e na cidade. Assim a pesquisa apresenta caráter historiográfico e documental e mapeará os atores e fluxos dos conhecimentos na localidade, fazendo uso de diversos acervos históricos. Por fim, espera-se como resultado desta pesquisa a publicação de material didático para a formação de professores e cursos de extensão, bem como contribuir para a historiografia da história das ciências no país. (AU)

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