Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da caracterização extrínseca, do polimento e do glazeamento nas propriedades ópticas e mecânicas da Y-FSZ

Processo: 19/18367-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Cristina Silveira Rodrigues Ferracioli
Beneficiário:Renata Cristina Silveira Rodrigues Ferracioli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana Cláudia Lapria Faria ; Ricardo Faria Ribeiro
Assunto(s):Propriedades mecânicas  Resistência ao desgaste   Zircônia  Fadiga dos materiais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fadiga mecânica acelerada | Propriedades mecânicas | Resistência ao desgaste | zirconia | Materiais Odontológicos

Resumo

Recentemente, a terceira geração de zircônia, representada pela zircônia totalmente estabilizada na fase cúbica (Y-FSZ), foi introduzida no mercado odontológico com a indicação de confecção de coroas monolíticas na região anterior e posterior, e tem despertado o interesse da comunidade científica por apresentar alta translucidez associada a propriedades mecânicas satisfatórias. Entretanto, antes da cimentação das peças protéticas é necessário realizar a seleção de um acabamento superficial adequado que melhore a estética e reduza a rugosidade superficial, e que ao mesmo tempo, não prejudique a estabilidade de cor e as propriedades mecânicas do material. Sendo assim, o objetivo do estudo é avaliar o efeito da caracterização extrínseca, do polimento e do glazeamento nas propriedades ópticas e mecânicas da Y-FSZ. Para isso, o estudo será dividido em quatro fases. Na fase 1, barras serão submetidas a aplicação de líquidos para caracterização extrínseca, ao polimento e glazeamento e e em seguida, serão avaliadas quanto a topografia e rugosidade superficial, estrutura cristalina, microdureza, tenacidade à fratura, módulo de elasticidade dinâmico e resistência à flexão. Já na fase 2, quadrados serão submetidos aos mesmos tratamentos para avaliar sua influência sob a cor e translucidez após envelhecimento artificial acelerado. Na fase 3, corpos cônicos com superfície de hemisfera e discos antagonistas serão confeccionados para avaliar o efeito dos tratamentos no comportamento ao desgaste da Y- FSZ frente ao esmalte dentário, porcelana feldspática, cerâmica de dissilicato de lítio e resina composta nanohíbrida. E por fim, na fase 4, serão confeccionadas coroas monolíticas em forma de canino, cimentadas sobre pilares estéticos, parafusados sobre análogo de implante conexão morse, para avaliar se realização dos tratamentos propostos na coroa monolítica tem influência sobre a resistência à fadiga do conjunto coroa-pilar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, ALLAN OLIVEIRA; FIORIN, LIVIA; LAPRIA FARIA, ADRIANA CLAUDIA; RIBEIRO, RICARDO FARIA; SILVEIRA RODRIGUES, RENATA CRISTINA. Translucency and mechanical behavior of partially stabilized monolithic zirconia after staining, finishing procedures and artificial aging. SCIENTIFIC REPORTS, v. 12, n. 1, p. 9-pg., . (19/18367-4)