Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanocompósitos multifuncionais

Processo: 19/13871-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Peter Hammer
Beneficiário:Peter Hammer
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesq. associados:Andressa Trentin ; Marina Magnani ; Samarah Vargas Harb
Assunto(s):Nanocompósitos  Propriedades estruturais 

Resumo

O projeto foca no desenvolvimento e caracterização de materiais avançados à base de nanocompósitos híbridos orgânico-inorgânicos, utilizados para proteção de componentes metálicos, dando continuidade as pesquisas conduzidas pelo grupo nos últimos 12 anos. O principal objetivo do trabalho é correlacionar, em função das condições de preparação, as características eletrônicas, estruturais e morfológicas com as propriedades térmicas, mecânicas e eletroquímicas de nanocompósitos à base de poli(metacrilato de metila) (PMMA) e de resina epóxi covalentemente ligados com diferentes fases inorgânicas (SiO2, TiO2, ZrO2 e CeO2). As pesquisas específicas incluem i) estudar filmes híbridos epóxi-sílica, PMMA-CeO2 e PMMA-sílica, modificados com inibidores de corrosão (Ce(III), Ce(IV) e Li) em termos dos mecanismos físico-químicos que levam a funcionalidade de auto-regeneração (self-healing), propriedade essencial para proteção ativa de aço carbono e ligas de alumínio (AA2024 e AA7075), amplamente utilizadas na indústria petrolífera e aeronáutica; ii) depositar revestimentos híbridos num processo otimizado sobre componentes metálicas 3D para aplicação industrial na área naval e aeroespacial. Nestas pesquisas as técnicas de espectroscopia de fotoelétron excitados por raios X (XPS), espectroscopia Raman, ressonância magnética nuclear (RMN), espalhamento de raios X a baixo ângulo (SAXS), espectroscopia de absorção de raios X (XAS), além de microscopias eletrônicas (SEM/EDS, TEM) e de força atômica (AFM), terão papel central na caracterização das propriedades estruturais e morfológicas dos nanocompósitos. As características óticas, térmicas e mecânicas serão estudadas utilizando as técnicas de espectroscopia UV-Vis, termogravimetria e ensaios de adesão e resistência a risco, respectivamente. Os testes eletroquímicos, utilizando espectroscopia eletroquímica de impedância (EIS) e curvas de polarização, serão combinados com SEM/EDS e XPS para avaliar a habilidade self-healing da proteção ativa de revestimento imersos por longo prazo em soluções salina neutra e alcalina. Além disso, no âmbito do Projeto Multiusuários será dada continuidade à coordenação das pesquisas do Laboratório de Espectroscopia de Fotoelétrons (LEFE) do Grupo de Físico-Química de Materiais (GPQM). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HARB, V, SAMARAH; RODRIGUES, MARIANA S.; DE SOUZA, THIAGO A. C.; TRENTIN, ANDRESSA; UVIDA, MAYARA C.; POCHAPSKI, DANIEL J.; PULCINELLI, SANDRA H.; SANTILLI, V, CELSO; HAMMER, PETER. Smart PMMA-cerium oxide anticorrosive coatings: Effect of ceria content on structure and electrochemical properties. Progress in Organic Coatings, v. 161, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.